Ações de manutenção urbana também colaboram no combate ao Covid-19

Para o enfrentamento à pandemia provocada pelo Covid-19, diversas estratégias são adotadas em Salvador para evitar o contágio e, principalmente, a transmissão da doença que provoca problemas respiratórios e tem afetado milhares de pessoas no mundo inteiro. Além do incentivo aos cuidados pessoais, das medidas de isolamento social e até mesmo de testagem rápida em cidadãos para identificação de casos, a Prefeitura também têm intensificado as ações de manutenção urbana, que colaboram no combate ao novo coronavírus.
 
Dentre as principais ações, está a limpeza e dragagem de canais e desobstrução de caixas de sarjetas em diversos pontos da cidade, que também contribuem para evitar casos de dengue, zika, chikungunya e leptospirose, dentre outras enfermidades, além da implantação do Hospital de Campanha, no Wet´n Wild, na Avenida Paralela, por meio da Operação Tapa Buraco na via de acesso ao local.
 
Outra medida adotada é a colaboração com entidades como o Lar Pérolas de Cristo, no bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário. A entidade, conveniada pela Prefeitura, abriga idosos em condições de vulnerabilidade social, que fazem parte do grupo de risco de contaminação pelo coronavírus.
 
Na ocasião, foram executados diversos serviços em duas casas da entidade. Em uma das estruturas, foram realizadas pintura interna e externa, substituição de vasos e lavatórios, instalação de tanque de 500 litros de água, recomposição de piso cerâmico, instalação de pias e torneiras na cozinha, instalação de portas, revisão elétrica e instalação de forro PVC.
 
Já na segunda casa, foi feita a pavimentação da área externa, pintura externa e interna, recomposição de piso cerâmico, instalação de portas e janelas, instalação de vasos e lavatórios, revisão de telhamento, revisão hidrossanitária e revisão elétrica.
 
"É fundamental que as ações de limpeza urbana, além de provimento de água potável sem interrupções, sejam realizadas de forma contínua e intensiva”, ressalta o membro da Fundação Baiana de Infectologia, Antônio Carlos Bandeira.

 

NOTAS RECENTES