ACM Neto conta o que fará ao deixar a prefeitura e dá spoiler sobre 2022. Vem saber!

A três semanas de finalizar um trabalho de oito anos governando a capital dos baianos, o prefeito ACM Neto já inicia sua sinfonia do adeus ao Palácio Thomé de Souza, mas já cantando a pedra sobre o desejo de se mudar, daqui a dois anos, para o Palácio de Ondina.

Foi o que ele deu a entender – embora não descarte uma conversa em nível nacional – durante uma palestra que o prefeito de Salvador deu para o programa Papo de Mercado, organizado de forma virtual pelo Centro Universitário UniRuy na noite desta quinta-feira (10). 

O tema da palestra foi ‘Liderando na Complexidade’, no qual o gestor da capital baiana enumerou pontos que acha fundamental para uma pessoa que se propõe a liderar qualquer tipo de organização, a exemplo de bom planejamento, transparência, presença, exemplo, responsabilidade e poder de decisão. 

Inglês
Ao final da palestra, ex-alunas da UniRuy, que hoje vivem e trabalham em São Paulo, enviaram uma pergunta ao prefeito sobre seus planos para o pós-prefeitura, e Neto respondeu destacando que muitas coisas mudaram de um ano para cá, especialmente com o surgimento da covid-19.

“Eu tinha um plano antes da pandemia que eu tive que mudar inteiramente: eu queria passar um período de quatro ou seis meses estudando em Londres. Tava tudo mais ou menos organizado, mas a pandemia mudou tudo e eu tive que redesenhar esse plano. Agora eu vou continuar trabalhando, é o que eu sei fazer”, iniciou ele, antes de explicar que a Inglaterra será trocada por rolês mais curtos pelo interior da Bahia e por Brasília. 

“Eu vou fazer um trabalho aqui em Salvador de articulação política. Eu tô me colocando à disposição de alguns prefeitos do interior que foram eleitos agora, que precisam de conselhos, de boas experiências, boas práticas. Vou viajar para algumas viagens dessas pra levar minha experiência, meu conselho gratuito e voluntariamente. Continuarei presidente nacional do Democratas, então eu vou conciliar minha agenda entre Salvador e Brasília. Deverei passar um dia e meio em Brasília toda semana”, destacou.

Recuperar a fluência no inglês também está no radar, mas afiando a segunda língua por aqui mesmo. “Quero estudar. Ainda não tive tempo de parar pra ver. Hoje, com a possibilidade de ensino a distância, estou procurando algumas alternativas de reciclagem, de qualificação. Vou voltar a estudar inglês, que eu parei há muito tempo. Eu tinha boa fluência, perdi boa parte por conta de não poder praticar, não ter tempo... Vou cuidar um pouquinho de minha família que ficou muito sacrificada nesse período. Então, vou dedicar um pouquinho mais de tempo às minhas filhas”, adiantou.

Governador ou algo além
Ainda sobre as eleições de 2022, Neto reiterou que se prepara para, quem sabe, tentar o governo do estado, mas disse não descartar uma composição nacional.

“Agora é começar a pensar em 2022 devagarzinho. (...) Eu não escondo que o meu próximo projeto mais provável seja o de apresentar uma candidatura a governador da Bahia, em 2022, mas eu também não estou me excluindo dessa discussão nacional. Acho que tem um desafio enorme para o futuro do Brasil, e eu quero contribuir com isso. Eu ainda não tô carimbando que o caminho é esse ou aquele, mas eu quero estar preparado”, comentou ele, logo após lembrar que há dois anos não cedeu às pressões de aliados para deixar a prefeitura e disputar o Executivo estadual.

“Eu, como sempre, agindo com racionalidade na tomada de decisões na minha vida profissional... Na minha vida pessoal, eu já sou mais emocional. Então, depois de muita reflexão, tomei uma decisão quase solitária naquele momento de continuar na prefeitura, de concluir o meu mandato, eu tinha certeza que esse era o melhor caminho pra mim e pra cidade, e não me arrependo em nada disso”, concluiu.


Foto: Reprodução. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias