Ação social leva rastreamento gratuito do câncer colorretal às ilhas de Cairu

redacao@aloalobahia.com

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia e a Federação Brasileira de Gastroenterologia promovem uma ação social que pretende levar à população das 26 ilhas do arquipélago de Cairu, no baixo sul da Bahia, o rastreamento e tratamento preventivo para o câncer colorretal.

A iniciativa integra o conjunto de atividades da campanha Março Azul, mês de conscientização sobre uma das neoplasias mais frequentes na população brasileira, e tem como público-alvo pessoas entre 50 e 70 anos.

A estimativa é que sejam realizados exames de sangue oculto em mais de 2,5 mil moradores da região. Ao todo, cerca de 120 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e agentes comunitários, farão parte da iniciativa.

Após a triagem, os pacientes com teste positivo no chamado “exame de fezes” serão submetidos à colonoscopia. Os casos detectados com o câncer serão encaminhados para tratamento imediato.  “Vamos realizar as colonoscopias dos pacientes com sangue oculto positivo, removendo as lesões benignas que forem encontradas. Os pacientes com diagnóstico de lesões mais complexas ou câncer serão direcionados aos centros de referência na Bahia para o tratamento específico”, explica o médico Victor Galvão, um dos coordenadores da ação em Cairu.

Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias