22 Jun 2023
Academia discute criação de nova categoria no Oscar; saiba mais

Diretor de quatro filmes de “John Wick”, com Keanu Reeves, Chad Stahelski disse, em recente entrevista ao ComicBookMovie.com, que as conversas entre a Academia e um contingente de coordenadores de dublês estavam acontecendo nos bastidores, visando a criação de uma nova categoria no Oscar, a de dublê.
“Temos nos encontrado com membros da Academia e realmente tido essas conversas e, para ser honesto, tem sido incrivelmente positivo, incrivelmente instrutivo”, disse Stahelski, que ressaltou ter sido a primeira vez que um movimento real neste sentido foi feito.
Segundo o diretor, não existe uma confirmação, mas o prêmio já poderia existir na próxima cerimônia do Oscar, em 10 de março de 2024, ou, no mais tardar, nos próximos três ou quatro anos. Ele destacou que ainda falta um entendimento do que premiar.
"É a melhor coreografia? Melhor sequência de ação? Melhor conjunto de dublês? O coreógrafo de artes marciais? A coreografia de luta? O dublê? O editor? Quem recebe o prêmio? Todas essas são ótimas questões que precisam ser discutidas", explicou Stahleski, que em “John Wick”, por exemplo, tinha três coreógrafos de luta.
"Ambos os lados (Academia e comunidade dos dublês) têm sido incrivelmente positivos. Não há ninguém que pense de forma antagônica, todos os lados querem que isso aconteça. Eles querem os dublês no Oscar. Isso vai acontecer. É apenas como fazemos isso da forma mais justa e pensada possível", sentenciou.
Um dos pontos positivos da inclusão de uma categoria de dublê é mais uma oportunidade que se abre para o Oscar reconhecer filmes mais populistas e de ação, que normalmente ficam de fora das categorias consideradas mais relevantes, como Melhor Filme.
* Por José Mion. Foto: Lionsgate/Divulgação.