Abertura de comportas em Pedra do Cavalo não tem relação com tremores

Bastou a notícia de novos tremores de terra na Bahia se espalhar para que muita gente começar a prever o fim do mundo, neste domingo (30). Em Cachoeira e São Félix, no Recôncavo, o susto foi maior porque a Barragem de Pedra do Cavalo abriu as comportas e liberou 40 metros cúbicos de água. Mas os responsáveis disseram que essa operação já estava programada.

Segundo o grupo Votorantim, responsável pela administração da barragem, uma das turbinas por onde a água é normalmente evacuada passou por manutenção e, por isso, o volume de água foi liberado através dos vertedouros. Em nota, a assessoria disse que o procedimento é normal e segue as normas de segurança determinadas pelas autoridades.

A empresa disse também que a nova legislação aumentou a quantidade de água que pode ser liberada e permite o uso das comportas independentemente de haver ou não manutenção nas turbinas.

“Para atender a essa nova regra, o fluxo de água passará prioritariamente pelas turbinas da Usina podendo ser transferido para o vertedouro durante alguns períodos do dia, sem alterar a média diária estabelecida na regra operativa. Desta forma, durante a operação normal da Usina, será comum a população ver um pequeno fluxo de água no vertedouro”, diz a nota.

A empresa afirmou que a manutenção aconteceu neste sábado (29), que o volume de água liberado foi o mesmo que costuma passar pela turbina, e que não causou danos ao rio Paraguaçu. O serviço de manutenção foi concluído por volta de meia-noite.

A dona de casa Joseane Lima, 41 anos, ficou assustada. “A gente está ouvindo falar e sentindo tremores de terra acontecendo na região e aí a barragem começa a liberara água, então, é claro que vamos ficar com medo. Bom saber que foi só manutenção, mas o susto foi grande”, disse.

Posteriormente ao posicionamento, foi confirmado que houve um abalo sísmico (terremoto ) de magnitude de 4,6 na escala Richter. (via CORREIO).
 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES