"A situação é muito séria", pontua diretor da OMS sobre pandemia no Brasil

Em pronunciamento realizado nesta sexta-feira (5), o diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde, Michael Ryan, comentou a grave situação vivida pelo Brasil em relação a pandemia e alertou para a importância do Brasil e de outros países não relaxarem no combate à disseminação do novo coronavírus. 

"Houve um aumento nacional no Brasil [em número de casos], e isso é de norte a sul. As medidas de saúde pública, sociais e comportamentais param todas essas cepas e variantes. Agora não é a hora de o Brasil ou qualquer outro país, aliás, relaxar", disse Ryan. Ele acrescentou ainda que o órgão está especialmente preocupado com a variante P.1, identificada pela primeira vez em Manaus e que possui um maior potencial de transmissibilidade e gravidade.

O discurso foi endossado pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que classificou a situação do país como "série" e "muito preocupante". "Eu gostaria de sublinhar isso: a situação é muito séria, muito preocupante. As medidas de saúde pública que o Brasil deveria adotar deveriam ser agressivas – enquanto, ao mesmo tempo, distribui vacinas", recomendou o diretor.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias