A importância de tratar sobre a violência doméstica

redacao@aloalobahia.com

Não existe um assunto mais atual e dentre os mais importantes para ser discutido do que a violência doméstica. Recentemente vimos mais um caso de violência doméstica chegar a TV, o caso do DJ Ivis acusado de agredir a esposa Pamela Holanda. As cenas gravadas pela vítima são grotescas e horríveis, mas infelizmente é a realidade de muitas mulheres mesmo nos dias atuais.

Mas e o que fazer para mudar esse cenário? Políticas Públicas melhores? Uma maior punição para o infrator? Tratar este assunto em trabalhos de conclusão de curso se torna, então, cada vez mais importante, afinal, toda mudança de fato acontece depois de uma discussão sobre o assunto.

Elaborar a dedicatória do TCC em homenagem a movimentos que atuam na defesa e proteção das mulheres vítimas de violência doméstica, por exemplo, é uma forma de prestar uma homenagem a esses importantes pontos de apoio, que muitas vezes são os responsáveis por retirar as mulheres de situações de risco.

Diversas ONGs e entidades dedicam suas atividades a ajudarem mulheres que viviam em situação de violência doméstica. Apesar de os casos que vemos na mídia já nos chocarem, há milhares de outras mulheres que continuam a viver violência doméstica caladas, somente uma parcela tem coragem de denunciar, seja por medo do parceiro, seja pelo medo do estigma que vai sofrer da sociedade, por dependência financeira ou até mesmo emocional, são diversos os fatores que por vezes acabam aprisionando uma mulher a um parceiro violento.
 

Quais são os tipos de violência doméstica?

Muitas pessoas acreditam que a violência doméstica se caracteriza somente pela agressão física, mas ela também pode ser psicológica, sexual, patrimonial e moral. Entenda as diferenças:
 
Violência física: É a conduta que viola a integridade do corpo, como socos, puxões de cabelo, estrangulamento, queimaduras, dentre outras.

Violência psicológica: É a conduta que viola a estabilidade emocional, que causa baixo autoestima, danos ao psicológico, como ameaças, constrangimentos, chantagens, fazer ridicularizações, isolar, abalar as crenças, explorar, dentre outras ações.

Violência sexual: É a conduta que obriga, ameaça, coage, intimida a ter relações sexuais, a presenciar ou participar sem o desejo e consentimento.

Violência patrimonial: É a conduta de controlar, prender, proibir, subtrair objetos ou instrumentos de trabalho, bem como os recursos provenientes dele.

Violência moral: É a conduta de injuriar, caluniar ou difamar, como acusações de traições, exposição de vida íntima e outras ações.
 
Ainda que tenha havido mudanças ao longo dos últimos anos, o cenário da violência doméstica no Brasil ainda exige muitas discussões para que os avanços necessários sejam conquistados.
 
 
E o que fazer em caso de violência doméstica?

Denunciar;

Caso esteja correndo perigo de vida e seja impossível denunciar por conta do infrator, procure um local seguro para se abrigar;

Existem aplicativos que oferecem espaços para denúncia;
Mais importante de tudo: não se cale!
 
Para aprofundar sobre o tema, a plataforma MyStudybay reúne conteúdos e artigos de qualidade que podem contribuir com pesquisas mais completas e confiáveis.


Foto: Reprodução. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia
 

NOTAS RECENTES