A exploração cultural será uma prioridade para viajantes em 2024

redacao@aloalobahia.com

Viajantes de todo o mundo têm razões diferentes para escolher seus destinos. Porém, é possível sinalizar algumas tendências gerais no ramo turístico mundial. Algumas análises por empresas desse segmento apontam que 2024 será um ano de priorização de exploração de opções culturais internacionalmente.

Esse tipo de exploração pode assumir diferentes formas. Pessoas que viajam para um local para assistir concertos de música de seus artistas favoritos constituem um exemplo. Outra exploração cultural em viagem é o turismo gastronômico, visitando vinícolas, experimentando barracas de comida de rua e restaurantes renomados.

Para fins de comparação, o ano de 2022 foi marcado pelo reaquecimento do turismo no mundo, depois de longos meses de pausa forçada pela emergência sanitária global da COVID. Do ponto de vista da indústria, a recuperação foi longa e sofrida. O Brasil voltou a receber viajantes estrangeiros em níveis pré-pandêmicos somente recentemente.

Do ponto de vista dos viajantes, a curiosidade cultural tende a substituir a ânsia por novidades dos últimos anos. Viajar apenas por viajar e para se afastar de casa é algo que perde um pouco a força nesse cenário.

Luxo possível

Nessa busca por opções culturais e turísticas, outra tendência é melhorar experiências de viagem priorizando o custo benefício. Em viagens de avião, por exemplo, isso se traduz em pagar valores adicionais para comer uma comida melhor durante o voo ou aprimorar a passagem para a classe executiva ou primeira classe.

Essa mudança de comportamento chama atenção especialmente na atual conjuntura econômica mundial. No Brasil e no mundo, a inflação cresceu sensivelmente desde 2022, impactando nos preços. 
Ainda que o setor de passagens aéreas tenha sido grandemente afetado pelas pressões inflacionárias, uma porcentagem dos passageiros (e não apenas os de alto poder aquisitivo) segue optando por opções mais caras e confortáveis.

Motivação e planejamento

O planejamento da viagem não sofre grandes inovações apesar da mudança geral de tendência. Precauções ainda são necessárias, desde avisar parentes e amigos sobre os roteiros de viagem até aprender como usar VPN para acessar a internet de maneira segura e privativa em redes públicas de internet. 

Mas cuidados adicionais podem ser relevantes ainda na etapa de planejamento. A curiosidade cultural como motivação de viagens está ligada à busca de um propósito além do relaxamento e do lazer na viagem. Isso influência desde a pesquisa de opções até o fechamento dos negócios. 

Nesse sentido, esse direcionamento pode tornar os viajantes mais suscetíveis a golpistas virtuais. Fraudes travestidas de experiências únicas e imperdíveis são um risco, assim como falsos agentes de viagem promovendo vendas “imperdíveis” nas redes sociais e grupos de WhatsApp.
Por isso, a busca por uma curadoria prévia de experiências tende a ser mais forte e detalhada do que o normal. Quanto mais especializados e detalhados os guias de viagens, grupos e sites para pesquisa, melhor será a organização.

Por outro lado, outras fontes mais “simples” de inspiração, como filmes e séries de TV podem ser determinantes na escolha de novos destinos de viagem.

Uma consequência da busca em profundidade é a exigência de mais tempo de preparo. Esse aumento na quantidade de buscas, leituras e contato com experiências de terceiros não deve ficar no caminho da pesquisa e compra de passagens e hospedagem, por exemplo. 

Personalização de experiências

Por fim, a tendência da personalização de experiências de viagem se insere fortemente junto à exploração cultural. As escolhas de fruição cultural e a busca por um propósito na viagem estão diretamente ligadas à importância do turismo como alinhado à identidade pessoal.

O impulso de querer encontrar experiências turísticas únicas e específicas se distingue claramente da viagem para espairecer, como no rescaldo da pandemia de COVID, ou de um encaixe de última hora num feriado, por exemplo. Assim, elementos culturais como a comida, a música e os espetáculos ganham uma importância diferente de atrações turísticas locais numa típica viagem de família, e podem assumir um papel central para o viajante.


Foto: PxHere.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias