28 Nov 2023
À deriva: maior iceberg do mundo volta a se mover e representa risco

De acordo com imagens de satélite recentes, o iceberg, que se separou da plataforma de gelo Filchner, na Antártida, em 1986, está agora passando rapidamente pela ponta norte da Península Antártica, em função de fortes ventos e correntes.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
O iceberg é cerca de três vezes maior do que a cidade de Nova York e mais do que o dobro de Londres, com cerca de 4 mil km². Com essas dimensões, o episódio é considerado raro e, por isso, cientistas observarão sua trajetória de perto.
O bloco deve ser levado em direção ao Oceano Antártico, para o "beco do iceberg", onde outros de seu tipo podem ser encontrados em águas escuras.
Seguindo esse movimento, é possível que o A23a fique aterrado na ilha da Geórgia do Sul, representando um risco para a vida selvagem da Antártida, já que milhões de focas, pinguins e aves marinhas se reproduzem na ilha e se alimentam nas águas do entorno, às quais não teriam mais acesso.
* Por José Mion, com informações do The Guardian. Foto: Getty Images via The News.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.