Casal argentino abre restaurante de cozinha latino-americana em casarão na Graça

redacao@aloalobahia.com

Um casarão discreto na subida da Rua Barão de Loreto, na Graça, esconde dos olhos menos atentos sabores e cores únicos, que unem diversos toques da culinária da América Latina. Comandado pelo chef Gonzalo Rojas e Irene Lapuente, o Andina Comida Latina bebe de uma fonte inesgotável de cultura, conquistando os paladares que não receiam desvendar novas combinações.
 
O restaurante, que funcionou durante 6 anos em Morro de São Paulo, abriu suas portas na capital baiana em fevereiro último, fruto de um desejo tanto pessoal quanto profissional do casal argentino. “Tínhamos o desejo de vir a Salvador para novas experiências e trocas com outros chefs e parceiros da gastronomia, o que era limitado em Morro”, nos contou Irene, responsável pelo simpático atendimento no salão.
 
Enquanto ela recebe os clientes e apresenta detalhadamente o cardápio do dia (ele muda a gosto do chef e a depender dos ingredientes frescos em estoque), Gonzalo assume sozinho a cozinha, de onde saem opções que nos remetem à Patagônia e outras regiões argentinas, além de países como Peru e México. Alguns pratos já recebem toques regionais, como o Tamago, um omelete de ovos recheado com camarão, molho de pimentão assado, arroz crocante e quiabo assado, finalizado com um creme de dendê na medida.
h6awLG.md.jpg
Provamos ainda o Cupim no Sous Vide com molho de cachaça umburana (abaixo); o Bossam de barriga de porco braseada à baixa temperatura com gastric cítrico com ostras e pipoca picante; o refrescante Ceviche de Linguado com leite de tigre, cancha e batata doce (foto acima); a Codorna assada com mole poblano e humita nortenha (espécie de pamonha chilena); e a tradicional Empanada Argentina. Cada prato uma experiência diferente!
h6aOBf.md.jpg
Algumas opções são encontradas meio que fixas no cardápio, apesar de não existir uma garantia. O Polvo na Chapa, preparado com chimichurri, batata quebrada (como eles chamam as batatas ao murro) e aioli, e a sobremesa 13 Especiarias (abaixo),  um creme à base de chocolate amargo e doce de leite com textura entre brigadeiro e mousse, “temperado” com 13 especiarias, que garantem diferentes sabores a cada colherada, estão entre os queridinhos dos clientes já assíduos.
 
O Andina Cozinha Latina funciona de terça a sexta apenas no jantar; aos sábados nos dois turnos e aos domingos apenas no almoço, apenas com reservas. Nos feriados, recomendamos consultar as redes sociais (@andina_cozinhalatina).
h6ajXs.md.jpg
h6EfPs.md.jpg

Confira postagem no Instagram:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fotos: Divulgação/Reprodução Redes Sociais. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES