6 Oct 2023
9 navios naufragados no Sul da Bahia vão ser mapeados para preservação arqueológica

A ação está sendo coordenada em cooperação técnica entre o Núcleo de Arqueologia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Bahia e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O grupo envolvido neste levantamento é formado por arqueólogos, historiadores, geólogos e oceanógrafos.
A perspectiva é de que, em 2024, as pesquisas arqueológicas subaquáticas tenham início nos sítios próximos à costa e também naqueles que estão submersos mais distantes do litoral. A primeira etapa será realizada no município de Ilhéus e região, mas o planejamento é que sejam cadastrados sítios arqueológicos subaquáticos de todo o estado.
Para o arqueólogo Ademir Ribeiro Junior, do Iphan-BA, é fundamental divulgar à sociedade sobre a importância dos sítios de naufrágios e os cuidados com a sua preservação. “O patrimônio arqueológico subaquático brasileiro é muito rico e diversificado e é essencial que a sociedade conheça e valorize esse legado”, afirmou.
Publicado por Hilza Cordeiro | Foto: Divulgação
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.