21 Sep 2023
5 jornalistas baianos concorrem ao Prêmio +Admirados Jornalistas Negros da Imprensa Brasileira; saiba como votar
A votação para o prêmio já está aberta. Basta acessar o site e escolher na lista de indicados os nomes dos jornalistas que você mais admira. Inédita no Brasil, a iniciativa acontecerá nos meses de setembro e outubro, com evento de premiação em novembro, na celebração do Dia da Consciência Negra.
Conheça os candidatos:
Milena Teixeira: É jornalista formada pela UFBA. Em Salvador, teve passagens como estagiária nos jornais A Tarde e Correio*. Em São Paulo, foi integrante do curso de Focas do Estadão. Passou pela produção da GloboNews, foi uma das fundadoras, produtora e apresentadora de podcast Pretoteca na BandNews FM. Atualmente, cobre política na rádio CBN em Brasília.
Flávio VM Costa: Formado pela UFBA, sendo o primeiro membro de sua família a concluir o ensino superior. Possui quase 20 anos de carreira e já venceu o Prêmio Vladimir Herzog, um dos maiores prêmios do jornalismo brasileiro. Dirigiu o núcleo investigativo do UOL, que ele mesmo fundou, e coordenou reportagens que denunciaram supostos esquemas de corrupção da família Bolsonaro. Teve passagens pelo Jornal Correio, A Tarde, e atualmente é editor-chefe do The Intercept.
Shagaly Ferreira: Formada pela UFRB. Em 2022, foi vencedora do 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo. Tem passagens pelo Estadão, UOL, E-Investidor, Jornal A Tarde e Época Negócios. Atualmente, cobre os temas de empreendedorismo, pequenos negócios, startups e franquias para o site Pequenas Empresas & Grandes Negócios (Editora Globo).
Clara Velasco: Formada pela USP. Tem mais de 12 anos de experiência, trabalhando nas maiores empresas de jornalismo no país (TV Globo, Folha de S.Paulo e Band). Atualmente, trabalha como repórter sênior de dados, checagem de notícias e projetos especiais no g1, da Rede Globo. Faz parte da coordenação de projetos da Globo, como o "Fato ou Fake", o "Monitor da Violência" e o "Promessas dos Políticos". Foi vencedora de prêmios como o Data Journalism Awards, o Prêmio Petrobras de Jornalismo, a premiação da Sociedad Interamericana de Prensa e o Prêmio Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados.
Luana Souza: Formada pela UFRB, mestra e doutoranda em Cultura pela UFBA. Em 2021, recebeu o Prêmio Maria Felipa que homenageia mulheres negras que se destacam na luta contra o racismo e pelos direitos dos negros. Em 2022, por votação popular, recebeu o Troféu Mulher Imprensa, na categoria Jornalista Revelação. Hoje, é repórter e apresentadora da TV Bahia, tendo atuado em programas como Mosaico Baiano e Conexão Bahia.
Quem pode votar
O objetivo da premiação é, de um lado, reconhecer os profissionais e os veículos que se destacam na atividade jornalística e na luta antirracista e, de outro, contribuir para fomentar maior diversidade nas redações e, em consequência, nas pautas e fontes presentes no dia a dia da atividade editorial.
A eleição dos +Admirados será feita por votação direta dos profissionais do ecossistema do Jornalismo e da Comunicação em dois turnos de votação, o primeiro de livre indicação, que já encerrou, e definiu os finalistas; e o segundo que elegerá os vencedores nas seguintes categorias:
TOP 50 Profissionais Brasil
TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo
TOP 5 Veículos de Comunicação.
TOP 10 Profissionais Brasil
TOP Campeão Profissional de Imagem/Foto e Vídeo
TOP Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul
TOP Campeão Veículo de Comunicação.
Decano do Jornalismo – Troféu Luiz Gama
Revelação do Ano – Troféu Tim Lopes
Personalidade do Ano – Troféu Glória Maria
Fotos: Reprodução/Instagram; Reprodução/Linkedin; Reprodução/The Intercept; Argel do Vale/Sebrae
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.