2023 foi o ano mais quente dos últimos 100 mil anos

redacao@aloalobahia.com

O ano de 2023 foi o mais quente já registrado, confirmou nesta terça-feira (9) o observatório Copernicus, ligado à União Europeia. A temperatura média global foi a maior desde o início da série histórica, em 1850.

O mundo ficou 1,48ºC mais quente do que a média no período pré-industrial, entre 1850 e 1900. Em comparação com a década de 1990, o planeta esteve em média 0,60ºC mais quente em 2023. O ano de 2016 era o mais quente da história até agora; a média em 2023 ficou 0,17ºC acima do que a daquele ano.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

O aumento da temperatura média global foi registrado principalmente no segundo semestre de 2023. De junho a dezembro, cada mês foi mais quente do que o mesmo mês em todos os anos anteriores, segundo o Copernicus, que reúne todos os dados num relatório anual em seu site.

O ano foi marcado por ondas de calor e fenômenos climáticos extremos. Dados preliminares do Copernicus já indicavam que 2023 bateria recordes de temperatura, e uma análise da Agência de Meteorologia do Japão encontrou resultados similares, lembrou o jornal britânico The Guardian.

De acordo com a Copernicus, as temperaturas em 2023 foram causadas pela concentração de gases causadores do efeito estufa na atmosfera — que impulsionam o aquecimento global e a mudança climática — e o fenômeno do El Niño, que deve durar pelo menos até abril de 2024. “Os extremos que observamos nos últimos meses são um testemunho dramático do quão distante estamos do clima no qual nossa civilização se desenvolveu”, disse Carlo Buontempo, diretor do Serviço de Mudança Climática Copernicus, ligado à União Europeia.

O Brasil também teve em 2023 seu ano mais quente da história, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A temperatura média foi 24,92°C, superando todos os anos da série histórica, iniciada em 1961.


Foto: Inmet/Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias