13ª edição da Jornada de Dança da Bahia acontece a partir desta sexta-feira (11)

redacao@aloalobahia.com

Com o tema “Movimento é Vida”, a 13ª edição da Jornada de Dança da Bahia acontece de 11 a 15 de novembro, no Teatro Castro Alves, em Salvador. O evento envolve diversas companhias de dança do Brasil e do exterior, além do IX Fórum de Educadores de Dança, Mostra INVEX - INVente Experimente e Residência Artística, com a coreógrafa argentina Tatiana Sandoval. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e através da plataforma Sympla.

“Acredito que a Jornada de Dança da Bahia deste ano celebra o retorno de muitos artistas aos palcos e salas de aula depois da pandemia de uma forma mais livre e segura, comprometida com o nosso desenvolvimento artístico e mirando o futuro. Vamos, nesses dias de Jornada, fortalecer a arte do movimento, vamos dar espaço às diferentes manifestações e contribuir para que a nossa arte não pare de se reinventar”, explica Fatima Suarez, coordenadora geral da Jornada de Dança da Bahia.


Espetáculo “Encantado”

Espetáculo da Escola Contemporânea de Dança, com direção geral de Fatima Suarez e coreografia de Mayana Magalhães, “Encantado” é baseado no livro “As mais belas coisas do mundo”, do escritor português Valter Hugo Mãe. O enredo aborda a importância dos antepassados e como a ancestralidade é importante para o futuro. A apresentação acontece no dia 11 de novembro, às 18h30, na Sala Principal do Teatro Castro Alves.


Mostra INVEX – INVente EXperimente

O programa tem como objetivo mobilizar e fomentar processos de criação coreográfica, bem como investigar os modos e peculiaridades, as estratégias e os desafios da criação em dança. Para a programação, foram selecionados trabalhos de jovens coreógrafos, professores e alunos acima de 14 anos. A apresentação acontece no dia 12 de novembro, às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves.


“Em Pé de Guerra” + “De Dentro”

Foi a partir da reflexão em conjunto com os bailarinos do Balé Jovem de Salvador acerca dos conflitos internos enfrentados por cada ser humano que o bailarino e coreógrafo Guego Anunciação concebeu o balé “Em Pé de Guerra”. Já em “De Dentro”, em tempos em que muito se discute a importância da decolonização, o trabalho do coreógrafo Jorge Silva se inspira nas raízes da ancestralidade para, a partir desse (re)encontro, emergirem forças de resistência. A apresentação acontece no dia 13 de novembro, às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves.


“O Piano de Isadora” + “Memórias da Carne Nômades”

Para compor o espetáculo “O Piano de Isadora”, o Contemporânea Ensemble, grupo residente da Escola Contemporânea de Dança, dirigido pela dançarina Fatima Suarez, se uniu ao músico, ator e diretor Fernando Marinho e à professora e pianista Beatriz Alessio para apresentar obras da bailarina e coreógrafa Isadora Duncan. Para compor este programa, foram selecionadas 11 obras do repertório de Duncan criadas entre 1900 e 1927. 

Já “Memória da Carne Nômades” é uma releitura de algumas produções artísticas do Nômades Grupo de Dança realizadas em 20 anos de existência do grupo. Utilizando alguns dos espetáculos do repertório, cenas importantes foram selecionadas, reinterpretando coreografias com base nas lembranças, imagens, vídeos, textos e mimeses. A apresentação acontece em 14 de novembro, às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves.


“Iracema” + “Mostra Residência Artística com Tatiana Sandoval”

“Iracema”, com coreografia e performance da bailarina Rosa Primo e direção de Clarice Lima, é um espetáculo de dança voltado para o público infantil que parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente. 

Na “Mostra Residência Artística com Tatiana Sandoval”, serão apresentados os resultados da residência realizada pelos participantes da jornada com a argentina Tatiana Sandoval. Destinada a artistas de diferentes disciplinas e gerações, a residência combina materialidades, objetos, corporalidades e percursos para criar, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e contemporânea, estratégias artísticas colaborativas e tecnologias diversas. A apresentação acontece no dia 15 de novembro, às 17h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves.


 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias