10.000 itens do artista baiano Rubem Valentim são doados ao MASP

O Instituto Rubem Valentim, criado em 2017, em Brasília, para cuidar e proteger a obra do artista baiano que dá nome à instituição, acaba de doar mais de 10.000 itens do seu acervo para o Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Distribuídas em 30 caixas, o material reúne um vasto acervo com manuscritos, datiloscritos, cartas, fotos e desenhos – em sua maioria raros e inéditos, de Rubem Valentim (1922-1991), que serão agora salvaguardados pelo Centro de Pesquisas do MASP. Foi no próprio MASP que ele ganhou a mostra individual Rubem Valentim: construções afro-atlânticas, que ocupou um dos salões mais importantes do Museu durante o ano passado (2018-2019).

Rubem Valentim figura entre os nomes mais importantes do construtivismo brasileiro. Em pinturas, gravuras, serigrafias e esculturas, ele associa a geometria construtiva e precisa à simbologia da herança cultural africana. Elementos da umbanda e do candomblé povoam suas peças e ajudam a construir um universo muito particular, formado por linhas retas, triângulos, círculos e quadrados.

Foto: Silvestre Silva/ Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias