Trabalhadores encontrados em situação semelhante à escravidão no RS ganham emprego formal em Lauro de Freitas

redacao@aloalobahia.com

Dez dos 207 trabalhadores encontrados em condições semelhantes à escravidão em Bento Gonçalves, na Serra do RS, receberam oferta de emprego com carteira assinada em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (03) pelos governadores baiano e gaúcho, Jerônimo Rodrigues (PT) e Eduardo Leite (PSDB), respectivamente, durante entrevista para o Bahia Meio Dia, telejornal da TV Bahia/TV Globo. São oito vagas em dois supermercados e duas em um shopping da cidade baiana.

Lauro de Freitas e uma rede de supermercados fecharam acordo para oferecer emprego aos trabalhadores. Dez deles foram recebidos pela Prefeitura da cidade, que tem dois supermercados da bandeira Atacadão, que pertence ao grupo Carrefour do Brasil – a marca também se comprometeu em repetir a ação em outros municípios do estado em que tiver loja. Os baianos resgatados em condições semelhantes à escravidão são de 22 localidades diferentes.

Dos 207 resgatados, 194 voltaram para a Bahia, estado de origem deles. Outros quatro baianos preferiram permanecer no RS. Nove são gaúchos e já voltaram para os seus municípios. As idades deles variam entre 18 e 57 anos.

Depois de classificar como "xenófobo e nojento" o discurso do vereador de Caxias do Sul Sandro Fantinel (Patriota) contra os baianos deste caso de trabalho escravo, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, esteve com Gilberto Gil no camarim do artista em Porto Alegre, no último sábado (4). O cantor e compositor baiano estava na capital do estado para uma série de três apresentações. “O discurso xenófobo e nojento de vereador de Caxias contra o Nordeste não representa o povo do Rio Grande do Sul. Não admitiremos esse ódio, intolerância e desrespeito na política e na sociedade. Os gaúchos estão de braços abertos para todos, sempre”, falou o político.

Foto: Divulgação/Carrefour do Brasil. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias