Sucesso de público, o Festival de Ostras da Cia do Sertão e da Proa Cervejaria, que acontece na Pituba, em Salvador, será estendido até domingo (24), celebrando um ano de parceria entre as marcas. Até lá, o público poderá saborear seis versões de ostras, criações do chef Ricardo Vallari, que podem ser harmonizadas com rótulos da mestre-cervejeira Débora Lehnen, à frente da fábrica baiana. Na sexta-feira (22) e sábado (23), o festival será servido das 18h à 0h30 e, no domingo (24), das 12h às 21h.
Entre as opções estão as Ostras Frescas com azeite, limão e sal; Ostras na Manteiga, flambadas com cachaça, cebola caramelizada, castanha de caju e cebolinha grelhada, acompanhadas de torradas; Bao de Ostra, típico pão chinês cozido no vapor, recheado com ostra empanada, cebolinha, teriaky de melaço e alga nori crocante; Guioza de Ostra agridoce, coentro e pasta de pimenta fermentada; Ceviche de Ostras, à base de leche de tigre de ostras, ostras frescas, pimentas dedo de moça e doce, cebola roxa, coentro, creme azedo e azeite de coentro, acompanhado de torradas; e Ostras Crocantes, uma dupla de ostras empanadas com cebolinha, teriaky de melaço e togarashi.
Para acompanhar, a sugestão é a cerveja estilo dry stout, uma harmonização histórica e cultural, datada da Revolução Industrial, quando, na Inglaterra, ostra e esse tipo de cerveja eram abundantes.