Salvador ganhará pelo menos 13 bares e restaurantes ainda em 2024; conheça algumas das novidades

Salvador ganhará pelo menos 13 bares e restaurantes ainda em 2024; conheça algumas das novidades

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion / Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 27/05/2024 às 18:09 / Leia em 4 minutos

Salvador ferve e não é novidade! A cidade segue sendo listada entre os destinos mais disputados do Brasil e vem recebendo grandes eventos internacionais, dos mais variados segmentos, de reunião de G-20 ao Festival Liberatum, chegando à recente passagem meteórica de Beyoncé. Na Gastronomia, temos cada vez mais restaurantes figurando em listas nacionais e internacionais, como as da Prazeres da Mesa e The World’s 50 Best, nos inserindo no circuito gastronômico brasileiro, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro.

A cada Verão, a capital baiana se mostra mais vibrante, com opções pra todos os paladares. A próxima temporada já demonstra que será aquecida, com a inauguração de, pelo menos, 8 bares e restaurantes em um único complexo, no Palacete Tira-Chapéu, incluindo um espaço exclusivo assinado pelo francês Claude Troisgros, uma unidade do Preta, e um “spin-off” do premiado Bar Purgatório, dono da Melhor Carta de Drinks do Brasil em 2023, segundo a Prazeres da Mesa.

A partir de 3 de setembro, dentro da programação da mostra Casas Conceito, o novo bar, batizado de Paraíso, dará continuidade ao conceito do Purgatório como um todo, espalhando sua ideia pela cidade. “Quando chegou essa oportunidade da Casas Conceito, a gente pensou ‘vamos fazer o Paraíso aqui, porque tem tudo a ver, é um prédio incrível, grandão, muito bem visto. Essa vai ser a lógica”, antecipou com exclusividade ao Alô Alô Bahia, o empresário Peu Magalhães.

Projeto do Dona do Bar, em frente ao Dona Mariquita – Casa de Veraneio | Foto: NR Arquitetura

Além das 8 novidades antecipadas por nossa equipe, Salvador ganhará pelo menos mais 5 casas de gastronomia e/ou drinks. Outra surpresa será o novo bar de Leila Carreiro, chef por trás do premiado Dona Mariquita, no Rio Vermelho, e do mais recente Dona Mariquita – Casa de Veraneio, no bairro do Comércio, próximo ao Terminal de Passageiros do Porto Salvador.

Foto: NR Arquitetura

Bem em frente ao mais novo, no Doca 1, a chef vai inaugurar, até agosto, o Dona do Bar, com projeto arquitetônico assinado pelo escritório NR Arquitetura, do seu fiel amigo Roberto “Bob” Leal. “A ideia é seguir uma linha contemporânea, mas sem perder a história da regionalidade do Dona Mariquita”, nos revelou o arquiteto. Por lá, o foco é na coquetelaria, seguindo uma tendência da cidade, que cada vez mais valoriza os bons drinks autorais e clássicos, com direito a consultoria de uma mixologista de renome nacional.

O time do Bar Purgatório, como se não fosse suficiente, ainda anuncia, até o final de 2024, mais dois novos projetos com pegadas diferentes, aproveitando a chegada da alta temporada: o Pirambeira, provavelmente em setembro, e o Taboca, no final de novembro. O primeiro, no Itaigara, combinará descontração e sofisticação, com cardápio que atende aos paladares mais exigentes e carta de drinks que reflete a riqueza da cultura baiana, e o segundo, uma homenagem ao tradicional biscoito que parece ter sumido das ruas de Salvador, propõe ser mais do que apenas um bar e restaurante, mas um refúgio para aqueles que buscam a autenticidade de um verdadeiro boteco, com pratos clássicos com toque autoral.

o Megiro, do Grupo Origem, segue em obras e inaugura definitivamente em julho, segundo o chef Fabrício Lemos, que acompanha o avançar da reforma entre dezenas de viagens e projetos na própria cidade, ao lado da esposa, a chef confeiteira Lisiane Arouca.

Chef Kaywa tem se envolvido em todos os processo, até na produção da marcenaria | Foto: Reprodução/Redes

Na mesma época e bem perto, entre o meio de junho e o começo de julho, será inaugurado também a nova sede do Boia Cozinha do Mar, do ex-Mestre do Sabor Kaywa Hilton, que deixou a Pituba e chega, em breve, ao Horto Florestal, em endereço ainda não revelado com exatidão pelo chef. Nas redes sociais, ele vem compartilhando o intenso processo de reforma no casarão do disputado bairro, incluindo a produção artesanal da marcenaria de todo o espaço.

 Fachada do Boia ganhou placa de alumínio simbólica | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Recentemente, Kaywa até apresentou a nova placa de alumínio da nova casa do Boia. “Escolhi ilustrar com um pássaro Benu, figura mitológica do Antigo Egito, que simboliza a renovação e renascimento, ao lado de uma folha de arruda pra dar boa sorte e proteção”, contextualizou.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe