31 Jul 2023
‘Sem Coração’: conheça filme brasileiro filmado em Alagoas que vai concorrer no Festival de Veneza 2023
O filme "Sem Coração" será o único representante brasileiro na mostra competitiva Horizontes, do 80º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontece entre os dias 30 de agosto e 9 de setembro, na Itália. A mostra é dedicada a filmes que representam novas tendências estéticas e expressivas.Uma coprodução entre Brasil, Itália e França, o filme foi filmado em Alagoas, mais especificamente em Maceió, Guaxuma, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres. A maior parte do elenco, inclusive, é de moradores locais. O longa-metragem foi escrito e dirigido pela alagoana Nara Normande, que morou 20 anos no Recife, e pelo pernambucano Tião.
O nome Sem Coração faz referência ao apelido da personagem principal, por causa de uma cicatriz no peito, e a história já havia sido retratada em um multipremiado curta-metragem dos mesmos diretores em 2013 (veja o trailer do curta abaixo). Ao identificarem que o material era rico demais para ficar somente no curta, foi decidido que ele iria além e viraria filme.
Na trama do longa, que se passa no verão de 1996, Tamara (Maya de Vicq) aproveita suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora com o pai, em Alagoas, antes de partir para estudar em Brasília. Ao ouvir falar de uma adolescente apelidada de "Sem Coração" por causa de uma cicatriz que tem no peito, ela passa a sentir uma atração crescente por essa menina misteriosa.
O filme tem nos seus créditos os nomes dos produtores Emilie Lesclaux e Kleber Mendonça Filho (Cinemascópio), Justin Pechberty, Damien Megherbi (Les Valseurs), Nadia Trevisan e Alberto Fasulo (Itália), além de ser coproduzido e distribuído pela Vitrine Filmes.
* Por Carolina Cerqueira. Foto: Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.