16 Out 2021
Quatro lições para aprender indo ao Restaurante Benedita
Do vazio afetivo também pode nascer algo inspirador. Esse é o primeiro aprendizado que recebe quem visita o Restaurante Benedita, na Pituba. O lugar criado por Emanuele Nascimento é um misto de gastronomia apurada e boas recordações. Neta de uma mulher inspiradora, inclusive na cozinha, a chef uniu em seu repertório extremamente técnico e sofisticado muito do que aprendeu na infância com dona Benedita. O gosto pela comida regional, farta - para não deixar ninguém sair com fome da mesa – influenciou nas escolhas dos pratos que compõem o menu exclusivo e na atmosfera do lugar.

O segundo aprendizado é saber valorizar sua trajetória. Além do menu e do nome no letreiro, dona Benedita está presente na decoração. Em particular, sua história de amor - que durou mais de 60 anos e começou com a troca de cartões postais entre a jovem, que morava em Canavieiras, e seu noivo, Carmelito Bernardo, que vivia na capital baiana. De 1951 a 1959, ela recebeu postais com imagens da cidade em que iria morar sempre acompanhados por mensagens românticas do futuro marido. Muitos destes, com fotos da Salvador antiga e textos apaixonados – alguns escritos em códigos –, além de uma foto do casal na época, estão expostos no corredor que liga os dois salões do restaurante.

O terceiro aprendizado é dar valor aos ingredientes considerados menos nobres, como coração de galinha, rabada, quiabo ou jiló. Depois de passarem pela mente criativa e altamente treinada de Emanuele, considerada uma das chefs assador mais respeitadas do país, tudo se transforma em uma experiência única de sabores, sem falar a apresentação primorosa e sofisticada dos pratos. Do bolinho de rabada ao cupim ao camarão – passando pelo quiabo frito (de comer rezando), o cardápio reúne pratos de memória afetiva. “Uma comida para fazer feliz”, resume Manu.

O último aprendizado é prático. Emanuele ministra aulas de níveis variados tanto para quem quer fazer sucesso no churrasco do fim de semana com familiares e amigos quanto para aquelas pessoas que buscam empreender. Na agenda de cursos estão os de Açougue Profissional (próxima turma em 23 e 24 de outubro), o de Churrasco Completo (em 7 de novembro) e o de Churrasco de Frutos do Mar (21 de novembro). Estes dois últimos acontecem na varanda interna do Benedita (Rua Minas Gerais, 508, Pituba). Para saber mais: www.emanuelenascimento.com.br.
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.