01 Fev 2024
Primeira roteirista trans negra da TV Brasileira, Luh Maza desembarca em Salvador
Com um currículo premiado, a roteirista, escritora, diretora e atriz Luh Maza, primeira roteirista trans e negra da televisão brasileira, desembarcou em Salvador na última terça-feira (30) para uma série de reuniões. Conhecida nacionalmente por seu trabalho na série "Sessão de Terapia", ela fica na capital baiana até domingo (4).Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Residente de São Paulo, Luh intensificou as vindas à Bahia nos últimos anos na pesquisa para adaptar o romance “Torto Arado” de Itamar Vieira Jr. para uma série — ainda sem previsão de data para lançamento. No ano passado, Luh também filmou na capital baiana uma participação especial como atriz em “Ó Paí Ó, 2” de Viviane Ferreira.
Desta vez, Luh tem encontro marcado com a cineasta baiana Ceci Alves, da Candela Filmes, com quem tem longa parceria. Em pauta, um documentário dirigido pela dupla a ser rodado na cidade ainda em 2024.
Como diretora, Luh estreia este ano a série “Da Ponte Pra Lá” no Max (ex-HBO Max) e o filme “Nada Somos (Insubmissas)”.
Além de ser reconhecida como a primeira roteirista trans da tv brasileira, Luh Maza foi a primeira diretora trans convidada pelo Theatro Municipal de São Paulo. E, ainda, primeira jurada trans do Prêmio Shell de Teatro.
Ensaio especial
Na véspera de sua chegada, na última segunda-feira (29), Dia da Visibilidade Trans, Luh publicou em seu Instagram o ensaio The Golden Age, clicado em São Paulo pela fotógrafa soteropolitana Luciana Zacarias.
Nas fotos, Luh veste roupa da estilista Teodora Oshima com beleza de Magô Tonhon - também mulheres trans. O projeto evoca prosperidade para as pessoas trans — uma mensagem de empoderamento para uma comunidade com cada vez mais visibilidade.
Foto: Reprodução/Instagram.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.