20 Nov 2023
Preços de hotéis em Paris já subiram mais de 300% antes dos Jogos Olímpicos de 2024
Os preços astronômicos para o Verão de 2024 em Paris, quando a capital francesa será sede dos Jogos Olímpicos, de 26 de julho a 11 de agosto, já são mais de três vezes e meia as taxas normais da estação, segundo informações da Bloomberg.A cidade espera receber, ao longo da competição, mais de 11 milhões de visitantes, mas tem apenas cerca de 280 mil quartos disponíveis por dia em toda a região da grande Paris. Com a alta demanda que deve se apresentar, os preços pesquisados já são até 475% mais altos.
Um relatório do Gabinete de Turismo parisiense, divulgado nesta segunda-feira (20) pela Agência Brasil, revelou que o preço dos hotéis pode subir 314% em comparação ao Verão deste ano, contrariando o projeto do orgão de sediar na capital da França "jogos populares".
"Queremos jogos populares e não podemos realizá-los com diárias a 700 euros", reclamdou Frederic Hocquard, vice-prefeito de Paris para o setor. Ele criticou ainda que os hotéis da cidade olímpica demoraram demais para abrir suas plataformas de reservas. "Cerca de 66% dos hotéis ainda não estão disponíveis", disse.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Não fosse apenas a discrepância no valor de uma diária, que de 169 euros (R$ 899) em julho de 2023 pode chegar a 699 euros (R$ 3.718) no mesmo período de 2024, Paris ainda enfrenta outro "pequeno" problema, de acordo com reportagem do Travel + Leisure. A apenas nove meses dos Jogos Olímpicos, a cidade luta contra percevejos, que foram vistos no aeroporto Charles de Gaulle, no metrô, em trens de alta velocidade e em outros espaços públicos.
Quem quiser a opção de alugar apartamentos, através de plataformas como Airbnb, pode encontrar a resistência do Parlamento francês, que deve aprovar uma lei contra o aluguel ilegal de casas para turismo. Por lá, segundo a Agência Brasil, moradores podem alugar seus lares por no máximo 120 dias por ano e o Congresso deve aprovar uma lei para que os locadores sejam taxados.
Boas notícias
Paris está se preparando para sediar os Jogos Olímpicos em toda a extensão da cidade, inclusive com competições de natação no Rio Sena. A cidade abrirá três balneários oficiais em 2025, permitindo que as pessoas nadem no rio pela primeira vez em mais de 100 anos.
* Por José Mion, com informações da Travel + Leisure e Agência Brasil. Foto: Benoit Tessier.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.