08 Ago 2022

Piloto que representa a Bahia na Porsche Cup competirá na Argentina

Luiz Razia está retornando às pistas, e representará a Bahia durante etapa da Porsche Cup Endurance Series. Neste domingo, 14, será aberta a temporada 2022 da competição, e o piloto, vice-campeão da Fórmula 2 e comentarista há 12 anos do programa AutoEsporte na Rede Globo, irá dividir o carro com Carlos Vidigal Renaux, de Santa Catarina.

“O ano de 2021 trouxe um resultado satisfatório, o que deixa nossa equipe confiante para continuar o trabalho feito e garantir nossos objetivos”, garante Renaux. A formação inédita da dupla entre Carlos Vidigal Renaux e Luiz Razia ocorreu após diversos alinhamentos nas últimas semanas. Luiz Razia também representa a EQI Investimentos, patrocinador master da dupla na corrida. Para o piloto, “pegar o ritmo é o grande triunfo. Nessas três etapas a intenção é dominar o carro, ser rápido, planejar as estratégias e executar com dedicação”.

Com seu moderno autódromo internacional, Termas de Río Hondo, na província de Santiago del Estero é conhecida por receber competições internacionais de grande porte. “É uma pista muito boa para competições de MotoGP, o que significa que temos uma grande segurança, com pista larga e permitindo que a direção seja muito mais sólida”, garante Razia.

Dentro das estratégias executadas para a preparação para a corrida, o simulador é uma alternativa explorada para criar experiências para os pilotos anteciparem situações de pista, como gerar análises de curvas e intensidade da frenagem. “Dirigir no simulador é muito diferente do carro, mas esse treino é importante para pegar as principais referências da pista. Este preparo, aliado ao treino de condicionamento físico é fundamental nos dias que antecedem a corrida”, conclui Renaux.  

Após Termas de Río Hondo, o cronograma apresenta etapas em Goiânia, dia 16 de outubro, e São Paulo, em 3 de dezembro, quando encerra a temporada. Os fatores climáticos podem interferir na pista, principalmente quando se tem condições extremas, como quando se compara as baixas temperaturas da Argentina, ao clima seco e quente de Goiânia. “Nenhum dos dois extremos de temperatura pode ser bom. Mas no fim do dia a gente nem pensa tanto nessas coisas. Depois da segunda volta a gente esquece, e o foco é outro”, garante Carlos Vidigal Renaux, veterano da competição.

A Porsche é uma categoria que tem carros com uma confiabilidade muito boa, o que reforça as expectativas positivas da equipe. “As estratégias finais mesmo só serão desenhadas no decorrer desta semana, com a participação dos engenheiros e mecânicos da nossa equipe. Vamos testar o carro, a pista, e avaliar ainda o consumo de pneu e combustível. Tudo isso tem interferência direta nas estratégias”, conclui Razia.

UOFGJS.md.jpg
Fotos: Rafa Catelan. Siga o insta @sitealoalobahia.