07 Jul 2023

Onde comer em Salvador: CNN Brasil indica restaurantes imperdíveis na cidade

Salvador entrou no roteiro de Daniela Filomeno, que comanda a editoria Viagem & Gastronomia na CNN Brasil. Após uma passagem por aqui, Daniela indicou 12 restaurantes imperdíveis que têm a cara da cidade, além de três estabelecimentos voltados para a gastronomia internacional. Confira as indicações:

Restaurante Origem

"​Único restaurante do norte e nordeste na seleta lista dos 100 melhores restaurantes da América Latina pelo 50 Best, o Origem é indispensável em uma visita a Salvador, já que, através dos pratos, nos leva a uma viagem por uma Bahia moderna e que, ao mesmo tempo, bebe das tradições".
 
HsqJf8Q.md.webp
Restaurante Ori

"Fabrício e Lisiane apresentam no Ori uma versão mais casual do Origem. Na casa no Horto Florestal, o menu é similar ao do irmão mais velho, em que resgatam ingredientes simples e encravados na cultura baiana, mas de uma maneira mais descontraída"
 
HsqJTPa.md.jpg
Restaurante Manga

"O que dá uma cozinha de um baiano com uma alemã? A resposta está no Manga, fruto dessa união que resultou em uma proposta autoral totalmente inovadora na capital baiana. Dante e Katrin Bassi nos convidam a uma viagem por uma Bahia contemporânea, em que somos testemunhas de uma experiência incrível de apresentação, de sabor e de serviço."
 
Hsq3rUG.md.jpg
Casa de Tereza

“'Bahia, cultura e gastronomia' é o slogan do casarão amarelo que se abre para o Casa de Tereza, restaurante da chef Tereza Paim, que prefere ser chamada de cozinheira. Na busca de ingredientes cada dia melhores e com uma premissa alinhada ao slow food, a Casa de Tereza é endereço certo para uma caprichada moqueca, receita indispensável em uma viagem a Salvador, que pode ser de peixe do dia, de camarão, de polvo, entre outros"
 
HsqJPRV.md.jpg
Restaurante Preta

"O Restaurante Preta é um daqueles esconderijos da Baía de Todos os Santos: ele fica na Ilha dos Frades, que nos oferece construções históricas, vistas cinematográficas, restaurantes, pousadas e praias de águas calmas. Com ambiente decorado com antiguidades e artesanato reaproveitados, o restaurante tem nas moquecas de polvo preparadas pela chef Angeluci Figueiredo, a preta, seu maior trunfo"
 
HsqJtig.md.jpg
Restaurante Amado

"O chef Edinho Engel lidera na capital baiana o Amado, restaurante que impressiona o olhar e oferece uma alta gastronomia bem ao lado das águas do mar e de uma marina. Edinho, inclusive, foi um dos primeiros a trazer esse conceito mais contemporâneo à Salvador"
 
Hsqdldx.md.jpg
Restaurante Mistura

"O Mistura antes era Mistura Fina, uma barraca de praia em Itapuã, bairro onde o italiano Paolo Alfonsi e a potiguar Andréa Ribeiro se conheceram e decidiram viver. Com alta demanda, a casa se fixou em terra firme a poucos metros da mesma praia. Depois, há alguns anos, mais um aumento: a inauguração da unidade em um casarão na Avenida do Contorno, com vistas privilegiadas para a Baía de Todos os Santos. Nas duas unidades, a gastronomia se debruça na culinária baiana e mediterrânea, em que os pescados frescos viram saborosos pratos chefiados por Andréa"
 
HsqdSII.md.jpg
Dona Mariquita

"É no coração do Rio Vermelho, em uma casinha azul, que a chef Leila Carreiro nos abre as portas para várias Bahias, já que sua cozinha se baseia na pesquisa e no resgate de comidas regionais servidas nas feiras livres do estado, com suas influências além fronteira e além-mar. O restaurante serve uma cozinha patrimonial da Bahia, que se apoia em sabores que estão na memória dos baianos"
 
Hsqd4Bn.md.jpg
Encantos da Maré

"Ao lado da famosa Igreja do Bonfim, com suas fitinhas amarradas no gradil, o Encantos da Maré é fruto dos esforços da chef Deliene Mota, que traz à mesa uma comida baiana raiz. A feijoada de frutos do mar é sucesso de público e leva feijão branco, camarão, polvo, lula, mexilhão, ostra, sururu, siri, sarnambi; quem também ganha destaque é o Terra e Mar, que leva camarão ao molho de um lado e carne do sol do outro"
 
HsqdL74.md.jpg
Casa Di Vina

"A casa onde Vinícius de Moraes morou em Itapuã junto de Gessy Gesse nos anos 1970 é hoje um hotel boutique com direito até a memorial do emblemático poeta carioca. É em meio a esse cenário em Itapuã que o hotel também abre as portas para um restaurante que mistura cozinha mediterrânea e baiana. Localizado na varanda da casa do poeta, massas, frutos do mar, carnes e até receitas ensinadas por Gessy, como o Frango a Gesse e Vina (frango ao forno revestido com banana da terra) e o drinque Tarde em Itapuã, fazem parte do cardápio"
 
HsqdyBe.md.jpg
Cuco Bistrô

"Uma viagem a Salvador tem que passar necessariamente pelo centro histórico. E é nos pés do Pelourinho que fica o Cuco Bistrô, que tem comida baiana com influência da cozinha mediterrânea. A casa tem uma série de itens no cardápio, em que sobressaem opções para compartilhar e também a seção “delícias da Bahia”, com pratos regionais com frutos do mar feitos com leite de coco seco fresco e dendê da região de Maragogipe"
 
Hsq23kQ.md.jpg
Cantina do Julliu's

"É na simples e apetitosa Cantina do Julliu’s, no bairro de Roma, na Cidade Baixa, que sai o que é considerado uma das melhores criações com polvo da cidade, o salame de polvo, que se assemelha a um carpaccio. Adorada cidade afora, o dono assegura que a receita é segredo de família. A cantina também serve pratos com frutos do mar no melhor estilo baiano"
 
Hsq2lGn.md.jpg
GASTRONOMIA INTERNACIONAL

Restaurante Zanzibar

"Vistas para a Baía de Todos os Santos e janelões fazem parte do Zanzibar, nome que dá uma palhinha do que a casa oferece: o protagonismo está nas receitas africanas, como o Ebubu Fulô, peixe ao molho de camarão e gengibre com purê de banana da terra e arroz, e o Fufu Inhá, peixe frito no dendê com quiabo e inhame ralado com pó de camarão seco"
 
Hsq3dMX.md.jpg
Chez Bernard

"Conhecido por sua tradição, o Chez Bernard serve a Salvador receitas francesas clássicas desde 1963. Com vista para as águas da Baía de Todos os Santos, os pratos franceses encontram eco nas mesas dos dois andares do restaurante, que foi repaginado em 2018. Da cozinha, chefiada por Laurent Rezette, temos entre as opções steak tartar, ostras e escargot, assim como linguini com frutos do mar, filé ao molho bordelaise acompanhado de sonhos de batata e magret de pato regado ao molho de laranja e acompanhado de batatas rústicas"
 
Hsq3B94.md.jpg
Soho Restaurante

"A gastronomia asiática, com foco em criações japonesas, também ganha espaço em Salvador com o Soho, que possui duas unidades na cidade: da Bahia Marina, centro de lazer náutico na borda leste da Baía de Todos os Santos, e no Shopping Paseo Itaigara. A dica é aproveitar também o balcão. Tartar de salmão cortado na ponta da faca, tuna tataki e  combinados tradicionais são algumas das opções"
 
Hsq3IV9.md.jpg

Fotos: Leonardo Machado Freire/Divulgação, Divulgação/Ori, Divulgação/Restaurante Manga, Divulgação/Casa de Tereza, Divulgação/Restaurante Preta, Divulgação/Restaurante Amado, Divulgação/Mistura, Divulgação/Dona Mariquita, Divulgação/Encantos da Maré, Divulgação/Casa di Vina, Divulgação/Cuco Bistrô, Divulgação/Cantina do Julliu's, Divulgação/Zanzibar, Divulgação/Chez Bernard, Divulgação/Soho

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.