31 Jan 2023
Odò Ìyá! Oferendas a Iemanjá devem levar em conta cuidado com meio ambiente
Promovido pelo Instituto Redemar, em parceria com outras entidades, o projeto “O Mar Não Está Para Plástico” levou um mutirão de limpeza, nesta segunda-feira (30), à Praia da Paciência, no Rio Vermelho, dias antes da Festa de Iemanjá.A iniciativa lembra aos devotos da importância de optar por oferendas feitas com materiais menos poluentes no dia 2 de fevereiro. Os resíduos, de maneira geral, não se decompõe rapidamente e, aos poucos, são ingeridos por peixes e outros animais marinhos, retornando à mesa do ser humano, com consequências ainda desconhecidas para sua saúde.
Centenária, a tradição de festejar Iemanjá nasceu em uma época em que ainda não se falava sobre sustentabilidade e não se pesquisava sobre as consequências do depósito de materiais industrializados na natureza. Como destaca William Freitas, presidente da Redemar, em entrevista ao jornal Correio, "o mais importante é depositar energia e fé".
Veja o que não jogar no mar, não só no 2 de fevereiro, claro:
* o perfume de alfazema é um composto químico que pode causar impactos negativos; evite despejá-lo no mar;
* falando em perfume, não jogue frascos de vidro na praia; o vidro leva mais de 1 milhão de anos para se decompor e pode machucar espécies marinhas, além do próprio homem;
* uma boa dica é borrifar a alfazema nas pétalas das flores naturais, que devem ser oferecidas sem embalagens;
* os tradicionais barquinhos de madeira, com outras oferendas dentro, também não devem ser jogados nas águas;
* materiais plásticos e de metal, como brincos, pulseiras e embalagens, também entram na lista de oferendas não bem-vindas;
* se vai ter balaio; aposte no de palha natural.
No mais, faz-se importante reforçar que existe uma relação direta entre a espiritualidade e a natureza e o cuidado redobrado com os resíduos garantem que outras marcas que não sejam a da fé fiquem na praia. Odò Ìyá!
Foto: Marina Silva/Jornal Correio. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.