10 Jan 2022
Nos 15 anos do iPhone, confira uma lista de curiosidades sobre o aparelho e sua criadora, a Apple
Há 15 anos nascia a cultura do iPhone, equipamento que se tornou uma espécie de extensão de nós mesmos e que conquistou o posto de símbolo dos smartphones. Para marcar a passagem dessa década e meia de pequenas revoluções tecnológicas e de comportamento trazidos e provocados pelo equipamento criado pela Apple, listamos 15 fatos sobre o iPhone:1) O anúncio oficial do produto se deu em 9 de janeiro de 2007, mas o aparelho só passou a ser vendido nos Estados Unidos em 29 de junho daquele ano.

3) No Brasil, o iPhone só chegou em sua segunda versão, o 3G, em 2008.
4) Hoje, 33 séries de iPhones já foram comercializados.
5) Os lançamentos mais recentes são o iPhones 13, 13 mini, 13 Pro e 13 Pro Max, apresentados no ano passado. De acordo com Mark Gurman, editor da Bloomberg, em 2022, a Apple deve lançaro iPhone 14 com câmera de selfie, um redesign do MacBook Air com chip M2, e um iPad Pro com carregamento wireless
6) Diferentemente dos demais smartphones que estavam no mercado no momento do seu lançamento — BlackBerry, Moto Q, Nokia 62 e Palm Treo —, o iPhone não tinha teclas.
7) Uma das explicações para o sucesso do iPhone e dos outros aparelhos das Apple é o ecossistema digital criado em torno deles, como o sistema operacional iOS, o iTunes e todos os outros aplicativos.

9) No ano anterior, a Apple ocupou esse posto na lista elaborada pela Forbes.
10) Outra conquista da empresa é ter se tornado a primeira de capital aberto a atingir um valor de mercado de US$ 3 trilhões.
11) Mas se engana quem acha que a Apple é a líder de vendas global entre as fabricantes de smartphones. Durante todo o ano de 2021, a Samsung se manteve em primeiro lugar. Xiaomi e Apple se revezaram entre a segunda e a terceira colocação, de acordo com dados da Counterpoint Research.
12) Essa concorrência é um dos desafios de Tim Cook, CEO da Apple desde a renúncia de Steve Jobs ao cargo, em agosto de 2011, e sua morte, pouco mais de um mês depois.
13) Para manter a empresa firme como uma das mais desejadas e inovadoras do mundo, Cook voltou-se para os serviços, seguindo a lógica dos ecossistemas digitais, oferecendo o iCloud (armazenamento em nuvem), Apple Music (streaming de música), Apple Podcasts, iTunes (reprodutor de áudio), Apple Arcade (assinatura de videogames), Apple TV+ (streaming de vídeo sob demanda) e Apple Fitness+ (aplicativo de acompanhamento de exercícios físicos.
14) Além dos serviços, a Apple ainda tem em seu portfólio o sistema operacional iOS e produtos como iPod, iPad e MacBook.

Fotos: Divulgação