03 Mai 2022

Nestlé doará R$ 820 mil para iniciativas de reciclagem

Como parte da promoção “Renove Seus Sonhos”, que aconteceu entre janeiro e março de 2022, a Nestlé se comprometeu a realizar uma doação para iniciativas de reciclagem a cada cadastro realizado pelos consumidores no site da promoção. Com isso, a companhia vai realizar a doação de R$ 820 mil para instituições que atuam ativamente para apoiar e desenvolver a cadeia de coleta seletiva no Brasil. 

O valor será distribuído entre três entidades parceiras da Nestlé: Yattó, que fez toda a logística da promoção ao treinar e conectar cooperativas em todo o País; Recicleiros Cidades, iniciativa que colabora com a estruturação de programas de coleta seletiva e reciclagem com inclusão de catadores em todo o país na recuperação de resíduos para cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos; e a ONG Pimp My Carroça, idealizadora do aplicativo Cataki, que ajuda a conectar catadores e catadoras de material reciclável a pessoas que querem destinar corretamente seus resíduos. 

Ainda como parte das ações de sustentabilidade da promoção, a Nestlé também firmou parceria com a Yattó para realizar a coleta de materiais recicláveis em mais de 52 locais fixos e outros 600 pontos itinerantes distribuídos entre as lojas parceiras da companhia em 98 cidades. No total, foram coletadas mais de 3,4 toneladas de resíduos, entre plástico, papel/papelão, vidro, metal, cápsulas e outros.  

Sustentabilidade na Nestlé 
Wu9vIt.md.png
Em 2021, a Nestlé divulgou compromissos como parte de sua jornada para promover o avanço dos sistemas alimentares regenerativos em grande escala. A Companhia é signatária do compromisso da ONU “Business Ambition for 1.5° C” e tem um plano global detalhado para reduzir pela metade as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2030 e atingir emissões líquidas zero até 2050, com um olhar que passa pelas principais cadeias de fornecimento, fábricas, transporte, embalagens e produtos. 

São três os pilares no Brasil rumo à meta climática global: agricultura regenerativa, gerando impacto positivo por meio das principais cadeias fornecedoras, como café, leite e cacau, com foco em conservação, reabilitação e aumento de produtividade; circularidade, reduzindo e eliminando o desperdício em toda a cadeia da produção de embalagens; e bioeconomia, valorizando os biomas brasileiros e suas comunidades por meio de negócios sustentáveis. 

Foram definidas como metas para o Brasil até o ano de 2025: obter 30% das principais matérias-primas por meio de práticas regenerativas, reciclar o equivalente a todo o plástico colocado no mercado brasileiro e conservar 300 mil hectares na Amazônia, gerando renda e promovendo educação para 4 mil pessoas.

Em 2019, a Nestlé lançou a iniciativa RE, que propõe repensar todas as operações da companhia e envolver outros agentes e parceiros para a promoção de atitudes mais sustentáveis. Atualmente, 95% das embalagens da Nestlé no Brasil são desenhadas para serem recicladas ou reutilizadas e a empresa tem acelerado esforços para soluções funcionais, seguras e sustentáveis, além de incentivar a economia circular que gera renda e oportunidade. O objetivo é até 2025 tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis em todo o mundo, em um trabalho que passa por repensar materiais, desenvolver cadeias de coleta seletiva e engajar e educar consumidores e parceiros. 

Além disso, a Nestlé investe em educação ambiental, ajudando o consumidor a fazer a sua parte pela reciclagem. O EcoBot Nestlé foi criado em 2020 para auxiliar usuários com dúvidas sobre reciclagem e descarte correto de materiais via WhatsApp, uma ferramenta que esclarece dúvidas em tempo real pelo aplicativo de mensagens, e que desde a última atualização também indica locais de descarte e coleta seletiva disponíveis, bastando informar a cidade ou o CEP. O chatbot lançado pela Nestlé conta com um FAQ que responde a diversas perguntas sobre materiais recicláveis e limpeza antes do descarte. Para acessar os serviços do EcoBot Nestlé basta adicionar o número (11) 99714-0849 e enviar uma mensagem para iniciar a conversa pelo WhatsApp.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.