03 Out 2023
Nascida na Bahia, Petrobras completa 70 anos nesta terça (3); relembre a história
Bahia, Estação Primeira do Brasil. É imensa a lista de coisas que começam ou estreiam por aqui (a começar pelo próprio país), e entre tantas vanguardas, uma delas está completando 70 anos nesta terça-feira (3). Muitos baianos e brasileiros podem não saber, mas o primeiro poço de petróleo do país foi descoberto no bairro do Lobato, Subúrbio Ferroviário de Salvador, em 21 de janeiro de 1939, dando início a um processo que culminaria na criação da Petrobras, a maior empresa brasileira, a partir de novas descobertas no campo de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).O novo achado no Recôncavo permitiu a implantação da primeira refinaria nacional, a antiga Landulpho Alves (RLAM), e foi justamente em Mataripe que o então presidente Getúlio Vargas sujou a mão de petróleo para inaugurar a estatal, em 3 de outubro de 1953.
Atualmente num processo de transição energética, a Petrobras é a 58ª maior companhia do mundo segundo a Revista Forbes, liderando a lista das empresas brasileiras, à frente do banco Itaú, da mineradora Vale e do Banco do Brasil.

Sítio do Pica-Pau Amarelo
A história da descoberta do petróleo no bairro do Lobato tem uma curiosidade: o escritor Monteiro Lobato “previu” esse acontecimento no livro ‘O Poço do Visconde’, editado em 1937 (portanto, dois anos antes do primeiro poço), em meio à discussão se no subsolo do Brasil havia ou não o tal “ouro negro”.
Na obra, o personagem Visconde de Sabugosa estuda geologia e encontra o petróleo no Sítio do Picapau Amarelo. A partir daí, o óleo passa a ser explorado pela Companhia Donabetense de Petróleo no poço Caraminguá nº 1. Na ficção, o Visconde prevê que no dia em que o Brasil tivesse petróleo, ele não veria mais “milhões de brasileiros descalços, analfabetos, na miséria”, mas essa parte da previsão ficou apenas na ficção, inclusive no berço do combustível fóssil, o Lobato, que é um dos bairros mais pobres da capital baiana.
Quando Vargas assinou a Lei 2.004, de 3 de outubro de 1953, a produção nacional de petróleo, de 2.700 barris/dia, atendia a apenas 27% do consumo nacional, um total de 137 mil barris diários. Em junho deste ano, o Brasil bateu o recorde mensal na produção de petróleo e gás natural: 4,324 milhões de barris de óleo equivalente por dia, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).
Nesta terça (3), o site da estatal publicou um texto fazendo um balanço das suas sete décadas de história oficial, projetando como a empresa se desenvolverá nos próximos anos. Leia abaixo a íntegra do texto intitulado ‘Petrobras 70 anos: O Brasil é a nossa energia’:
“Energia. Tão importante quanto de onde vem, é pra onde ela vai. Já parou pra pensar nisso? A Petrobras já.
Por isso que, há 70 anos, trilhamos um caminho de liderança e, desde então, somos pioneiros em direcionar a nossa energia para tudo que é importante pro país. Uma energia que está presente em cada canto do Brasil, no dia a dia de todos os brasileiros.
Desde o gás que esquenta a água pra fazer o café até o último gás que um atleta olímpico dá antes de ganhar a medalha. Na música e na arte dos palcos e também na cultura popular que está nas ruas de todo o país. No projeto que você vê preservando o meio ambiente e nos projetos sociais que você nem vê, mas que mudam muitas vidas. É pra lá que a nossa energia vai.
Mas, para ser a melhor empresa diversificada e integrada de energia, também precisamos direcionar nossa energia para liderar uma nova jornada: a da transição energética.
Porque quando a nossa energia vai para tecnologia e inovação, nossos processos ficam mais eficientes e reduzimos as nossas emissões de gases de efeito estufa. E, quando a nossa energia vai para pesquisa, desenvolvemos produtos mais sustentáveis. Agora, nossa energia vai para buscar novas tecnologias e novas fontes de energia. É pensando no que o Brasil tem de melhor, respeitando a biodiversidade e a vocação energética de cada região, que a nossa energia vai para iniciativas como parques eólicos em alto-mar, um projeto inovador que representa mais um passo na nossa jornada de diversificação.
Porque a gente sabe a importância de pensar no hoje, investindo na produção de combustível que ajuda o país a seguir sempre em frente, expandindo fronteiras e colocando em prática soluções inovadoras nas nossas refinarias. Esse investimento no hoje é o que nos possibilita pensar no amanhã, garantindo a energia que o Brasil precisa, com uma transição energética justa, pensando em todos que fazem parte desta transformação.
Com respeito e inclusão, para que mais pessoas façam parte dessa história, há 70 anos a Petrobras direciona sua energia em olhar pra frente. Buscando energia nas trabalhadoras e trabalhadores, nas pessoas, na natureza, no esporte, na cultura, na diversidade. No Brasil.
Petrobras 70 anos. O Brasil é a nossa energia.”
Publicado por João Galdea. Foto: Petrobras/Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.