01 Nov 2023

Modernidade, equilibrar contas e combate à desigualdade: ACM Neto relembra pilares da gestão em Salvador

JfpU70x.md.jpg
Ex-prefeito de Salvador e presidente da Fundação Índigo, ACM Neto (União Brasil) discursou nesta quarta-feira (1º), na Câmara Municipal de Salvador no âmbito do projeto “Lembranças do Futuro de Salvador”, que tem como objetivo reunir os ex-prefeitos vivos da capital da Bahia e homenageá-los, expondo suas realizações na cidade e quais projetos gostariam de ter feito enquanto gestores, mas não tiveram a oportunidade de realizar. Com o plenário lotado por vereadores, amigos, familiares e apoiadores, o ex-chefe do Executivo entre 2013 e 2021 falou sobre o que considerou os maiores legados de sua gestão à frente da prefeitura.
 
Equilíbrio das contas públicas
 
ACM Neto citou o seu modo de liderar. Ele brincou sobre a forma de "pegar no pé" dos membros da gestão municipal e das cobranças que fez enquanto era prefeito. "Sei que os telefones tocaram muito nos finais de semana e madrugadas, mas o resultado veio e o reconhecimento das pessoas junto a todos nós à gestão que mudou Salvador", declarou. O ex-prefeito afirmou que o equilíbrio das contas públicas foi uma das principais bandeiras de sua passagem no Palácio Thomé de Souza.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
 
"Foi o ponto de partida. Foi o início, meio e fim. Foram os conceitos que nos acompanharam ao longo de oito anos em Salvador. Não adiantava fazer uma bela gestão, que honrasse os compromisso e tivesse as contas equilibradas. Uma vez transformada a prefeitura, era vez de transformar a cidade. Uma cidade marcada pela desigualdade. Nunca tivemos dúvida de priorizar as áreas mais pobres", declarou, lembrando de um dos momentos em que teve que priorizar a vida das pessoas.
 
"O momento mais difícil e desafiador de nossa gestão. Não há quem tenha sido governante em nosso planeta em 2020 e 2021 que não seja lembrado pelo enfrentamento que teve que fazer contra a Covid. A prioridade era a vida e preservar essa vida", disse.
 
Enfrentamento às chuvas
 
O ex-prefeito ainda falou de outro momento difícil, quando a cidade foi atingida por fortes chuvas, e teve que protagonizar um movimento de reorganização na Defesa Civil para evitar desastres naturais na capital baiana. "O mais importante evento que acontece aqui não é o Carnaval. São as chuvas. Isso eu aprendi na prefeitura. Em 2015 nós tivemos uma virada e a Defesa Civil hoje é referência, com geomantas e proteção às pessoas que não conseguiam dormir de noite e estavam vulneráveis ao deslizamento de terra. Vejam quantas vidas nós preservamos. E por falar em vida, em um momento de guerra das pessoas se matando. Aqui, para a gente, uma vida era importante", destacou.
 
Modernidade na gestão
 
ACM Neto falou ainda de outro pilar da sua passagem no governo que foi a busca por uma modernidade. Trabalhando com tecnologia e empregando operações voltadas à sustentabilidade, a prefeitura esteve aliada ao que houve de mais moderno em termos de gestão. "Tudo isso foi feito tornando Salvador uma cidade mais moderna, que voltou os seus olhos à tecnologia. Aposentamos o papel, com processos todos virtuais. É apenas um exemplo de uma tecnologia a serviço de uma administração produtiva", afirmou o ex-prefeito. "E aí veio o Hub Salvador, abrindo espaço para startups e uma nova geração, que têm na tecnologia oportunidade de expansão e geração de empregos. Salvador pensou no futuro, mas não fechou os olhos para o passado", acrescentou.
 
À disposição de Salvador e da Bahia
 
Ovacionado, Neto reforçou estar à disposição do povo de Salvador e da Bahia. "Aqui dentro do meu coração está o desejo de continuar servindo a Bahia e o meu povo, reconhecer qual a minha vocação. Eu respeito o tempo e a vontade de Deus. A gente supera um obstáculo, mas uma coisa que não muda é o amor pelo que a gente faz", disse o ex-prefeito, emocionado.

Veja fotos e confira quem passou por lá: 

Por Matheus Simoni. Fotos: Elias Dantas / Alô Alô Bahia. 
ACM Neto
ACM Neto
ACM Neto
Carlos Muniz
Rosário Magalhães, ACM Júnior e Renata de Magalhães Correia
Mariana Magalhães
Mariana Magalhães, Rosário Magalhães e ACM Júnior
Ana Paula Matos
Itamar Musse e Itamar Musse Neto
Cacá Leão
Renata de Magalhães Correia
Isaac Edington
Sandy Najar, Luciana Cerqueira e Aurélio Cardoso
Paulo Souto
Kaio Moraes
Paulo Magalhães
Duda Sanches
Luciano Sandes
Claudio Tinoco
Daniel Alves
André Fraga
Fabrizzio Muller
Aroldo Regis e Manuela Regis
Katia Alves
Tiago Correia
Maurício Lima
Luiz Carrera, Tânia Scofield e Luciana Rodrigues
Fernando Guerreiro
Sandro Bahiense
Marcus Passos
Fernando Tourinho
Decio Martins
Anderson Ninho
Vera Garcez
Paulo Vianna
Humberto Costa Sturaro Filho
Isnard Araújo
kiki Bispo
Leandro Guerrilha
Ricardo Almeida
Ireuda Silva e Rogéria Santos
Marcell Moraes
Ivete Sacramento
Marcílio Bastos
Junio Magalhães
Fernanda Lordelo
José Antônio Rodrigues Alves
Yeda Almeida, Claudia Maron e Fernanda Cerqueira
Mário Dantas
Theo Sena
Washington Paganelli
Sérgio Gabrielli
Sandro Bahiense, ACM Neto e Carlos Muniz
Geral