01 Nov 2023
Modernidade, equilibrar contas e combate à desigualdade: ACM Neto relembra pilares da gestão em Salvador
Ex-prefeito de Salvador e presidente da Fundação Índigo, ACM Neto (União Brasil) discursou nesta quarta-feira (1º), na Câmara Municipal de Salvador no âmbito do projeto “Lembranças do Futuro de Salvador”, que tem como objetivo reunir os ex-prefeitos vivos da capital da Bahia e homenageá-los, expondo suas realizações na cidade e quais projetos gostariam de ter feito enquanto gestores, mas não tiveram a oportunidade de realizar. Com o plenário lotado por vereadores, amigos, familiares e apoiadores, o ex-chefe do Executivo entre 2013 e 2021 falou sobre o que considerou os maiores legados de sua gestão à frente da prefeitura.Equilíbrio das contas públicas
ACM Neto citou o seu modo de liderar. Ele brincou sobre a forma de "pegar no pé" dos membros da gestão municipal e das cobranças que fez enquanto era prefeito. "Sei que os telefones tocaram muito nos finais de semana e madrugadas, mas o resultado veio e o reconhecimento das pessoas junto a todos nós à gestão que mudou Salvador", declarou. O ex-prefeito afirmou que o equilíbrio das contas públicas foi uma das principais bandeiras de sua passagem no Palácio Thomé de Souza.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
"Foi o ponto de partida. Foi o início, meio e fim. Foram os conceitos que nos acompanharam ao longo de oito anos em Salvador. Não adiantava fazer uma bela gestão, que honrasse os compromisso e tivesse as contas equilibradas. Uma vez transformada a prefeitura, era vez de transformar a cidade. Uma cidade marcada pela desigualdade. Nunca tivemos dúvida de priorizar as áreas mais pobres", declarou, lembrando de um dos momentos em que teve que priorizar a vida das pessoas.
"O momento mais difícil e desafiador de nossa gestão. Não há quem tenha sido governante em nosso planeta em 2020 e 2021 que não seja lembrado pelo enfrentamento que teve que fazer contra a Covid. A prioridade era a vida e preservar essa vida", disse.
Enfrentamento às chuvas
O ex-prefeito ainda falou de outro momento difícil, quando a cidade foi atingida por fortes chuvas, e teve que protagonizar um movimento de reorganização na Defesa Civil para evitar desastres naturais na capital baiana. "O mais importante evento que acontece aqui não é o Carnaval. São as chuvas. Isso eu aprendi na prefeitura. Em 2015 nós tivemos uma virada e a Defesa Civil hoje é referência, com geomantas e proteção às pessoas que não conseguiam dormir de noite e estavam vulneráveis ao deslizamento de terra. Vejam quantas vidas nós preservamos. E por falar em vida, em um momento de guerra das pessoas se matando. Aqui, para a gente, uma vida era importante", destacou.
Modernidade na gestão
ACM Neto falou ainda de outro pilar da sua passagem no governo que foi a busca por uma modernidade. Trabalhando com tecnologia e empregando operações voltadas à sustentabilidade, a prefeitura esteve aliada ao que houve de mais moderno em termos de gestão. "Tudo isso foi feito tornando Salvador uma cidade mais moderna, que voltou os seus olhos à tecnologia. Aposentamos o papel, com processos todos virtuais. É apenas um exemplo de uma tecnologia a serviço de uma administração produtiva", afirmou o ex-prefeito. "E aí veio o Hub Salvador, abrindo espaço para startups e uma nova geração, que têm na tecnologia oportunidade de expansão e geração de empregos. Salvador pensou no futuro, mas não fechou os olhos para o passado", acrescentou.
À disposição de Salvador e da Bahia
Ovacionado, Neto reforçou estar à disposição do povo de Salvador e da Bahia. "Aqui dentro do meu coração está o desejo de continuar servindo a Bahia e o meu povo, reconhecer qual a minha vocação. Eu respeito o tempo e a vontade de Deus. A gente supera um obstáculo, mas uma coisa que não muda é o amor pelo que a gente faz", disse o ex-prefeito, emocionado.
Veja fotos e confira quem passou por lá:
Por Matheus Simoni. Fotos: Elias Dantas / Alô Alô Bahia.