10 Jan 2023

Ministério da Cultura define novo presidente do Iphan; saiba mais

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, confirmou o nome do ex-deputado distrital e gestor cultural Leandro Grass (PV) para presidir o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O órgão é responsável pela preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do país e será essencial para o levantamento do prejuízo causado pelos atos terroristas desse domingo (8) e para a recuperação dos monumentos tombados e das obras vandalizadas.

"Um dos nossos próximos objetivos é fortalecer a política do patrimônio cultural, valorizando os quadros técnicos, escutando-os e trabalhando para que o órgão se reestruture, em especial para que haja um plano de carreira para os servidores da cultura", destaca o novo presidente do Iphan.

Grass é mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília, gestor cultural formado na Organização dos Estados Ibero-Americanos, da Espanha, e ex-pesquisador do Observatório de Políticas Públicas Culturais da UnB. Em 2018, foi eleito deputado distrital do DF, cargo que ocupou até 2022. Durante o mandato, presidiu a Frente Parlamentar pela Promoção dos Direitos Culturais e foi vice-presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Integrarão ainda a equipe do Iphan Andrey Rosenthal Schlee, do Rio Grande do Sul, como diretor de Patrimônio Material e Fiscalização, e Deyvesson Gusmão, do Acre, como diretor de Patrimônio Imaterial.