14 Jan 2024

Morre Edemar Cid Ferreira, ex-dono do Banco Santos, aos 80 anos

Edemar Cid Ferreira, fundador e antigo controlador do falido Banco Santos, morreu neste sábado (13), aos 80 anos, em São Paulo. O ex-banqueiro, que chegou a ser um dos homens mais ricos do País, ficou famoso pela coleção de obras de arte e pela mansão extravagante construída no bairro do Morumbi, na zona oeste da capital paulista. Ele morreu do coração, enquanto dormia, e deixa esposa e três filhos.

Cid se tornou um nome constante no noticiário nacional nos anos 2000, quando o banco que fundou sofreu intervenção do Banco Central (BC), após um rombo de R$ 2,1 bilhões no caixa da companhia. A instituição financeira, que era o 21º maior banco do Brasil, não cumpria normas básicas, como o recolhimento compulsório. No ano seguinte, o BC anunciou a liquidação do banco.

À época, o banqueiro e outros 18 ex-dirigentes do Banco Santos foram denunciados pelo Ministério Público Federal. Cid, em 2006, chegou a ficar preso por 89 dias, quando passou a se dedicar à vida espiritual, frequentando cursos ministrados no presídio por igrejas evangélicas, pela Igreja Católica e outros sobre espiritismo. 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Em 2020, a mansão do ex-banqueiro no Morumbi, pertencente à massa falida do banco, foi vendida em leilão judicial por R$ 27,5 milhões ao empresário Janguiê Diniz. O imóvel luxuoso foi projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake e ganhou decoração do norte-americano Peter Marino. 

No ano de falência do banco, cerca de 2 mil peças de arte do empresário foram apreendidas pela Justiça e foram leiloadas para a realização do pagamento aos credores da instituição financeira. O ex-banqueiro tentou reverter a venda das obras, argumentando que o leilão iria esquartejar a coleção, desvalorizando o conjunto e fazendo com que as obras perdessem valor de mercado.

Morando "de favor" com ajuda de amigos, Edemar passou seus últimos dias tentando provar que o banco tinha mais crédito a recuperar do que dívidas a serem pagas, fato nunca comprovado.

* Por José Mion, com informações do g1. Foto: Revista Alfa.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.​