13 Nov 2023

Liniker é eleita primeira mulher trans imortal na Academia Brasileira de Cultura

A cantora Liniker ganhará um assento como imortal na Academia Brasileira de Cultura (ABC). Ela é a primeira mulher trans a ocupar uma cadeira na academia. Ela sentará ao lado de grandes nomes como Margareth Menezes, Conceição Evaristo, Alcione e Luana Xavier.

A cantora de 28 anos é um dos maiores talentos da nova geração da música, tendo recebido no ano passado o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. Com o feito, ela se tornou a primeira pessoa trans a vencer a premiação. 

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

O evento de posse ocorre nesta terça-feira (14), às 19h, no Rio de Janeiro. Linker ocupará a cadeira de número 51 na Academia, que ficou vaga após o falecimento da cantora Elza Soares no ano passado. Além da música, ela também acumula passagens pela teledramaturgia, participando de séries como “3%” na Netflix, “ Manhãs de Setembro ” na Amazon Prime e da novela “Cara e Coragem” da Rede Globo. 

Liniker é reconhecida por suas composições e interpretações nos gêneros soul, samba e black music, ganhando notoriedade a partir de 2015 com seu EP "Cru". 

Em post nas redes sociais, a cantora comemorou a eleição e fez uma homenagema  Elza Soares. 

* Por Matheus Simoni. Foto: Reprodução/Paper Magazine

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.