17 Abr 2023
Justiça absolve Air France e Airbus por acidente em voo Rio-Paris que matou 228 pessoas em 2009
A justiça francesa absolveu nesta segunda-feira (17) a companhia aérea Air France e a fabricante de aviões Airbus da acusação de homicídio culposo após a queda do Air France AF447, que provocou a morte de 228 pessoas. O voo, que aconteceu no dia 1º de junho de 2009, ia do Rio de Janeiro a Paris.O avião caiu no meio da noite no Oceano Atlântico, algumas horas após a decolagem, no acidente mais letal da história da aviação comercial francesa. No voo, havia 58 brasileiros.
A investigação oficial concluiu que vários fatores contribuíram para a tragédia, como erro do piloto e congelamento dos sensores externos da aeronave.O problema levou os aparelhos a emitirem informações incorretas sobre altitude, o que provocou a perda do controle do avião. A obsolvição aconteceu após a justiça considerar que é “impossível demonstrar” culpabilidade das empresas.
Depois, investigações revelaram que danos semelhantes nas sondas haviam ocorrido antes do acidente, o que despertou questionamentos sobre a postura das empresas frente aos erros, e se ela poderia ter influenciado na queda do voo 447.
O julgamento da Air France e da Airbus teve início em outubro do ano passado, e a audiência de abertura no dia 10 de outubro de 2022 marcou a primeira vez que empresas francesas foram diretamente julgadas por homicídio culposo após um acidente aéreo, em vez de indivíduos.
Depois da catástrofe, o modelo instalado da sonda que era usado na aeronave Airbus que fazia a rota AF447 foi substituído no mundo inteiro. A tragédia, que marcou a comunidade dos pilotos, levou a outras modificações técnicas e a uma formação reforçada sobre estol (perda de sustentação) e o estresse das tripulações.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Reprodução