26 Out 2022
Jornalista baiano Flávio VM Costa é o novo Editor-Chefe do Intercept Brasil
Com quase 20 anos de carreira no Jornalismo, incluindo destacados e premiados trabalhos nas redações dos jornais Correio e A Tarde, o jornalista e escritor baiano Flávio VM Costa é o novo Editor-Chefe do The Intercept Brasil (TIB), veículo que ganhou relevância nos últimos anos, especialmente após a publicação da série de reportagens que revelou conversas privadas entre juízes e procuradores da Lava Jato - a famigerada Vaza Jato.Nascido e criado no bairro de Pernambués, em Salvador, Costa dirigia até bem pouco tempo atrás o núcleo de jornalismo investigativo do UOL, que ele mesmo fundou. Este ano, ainda nesse cargo, se tornou um dos vencedores do Prêmio Vladimir Herzog, na categoria Produção Jornalística em Multimídia.
“É com grande satisfação que anunciamos que Flávio VM Costa será o primeiro Editor-Chefe do Intercept Brasil! FLÁVIO, apesar de ser muito humilde em relação às suas muitas realizações, é um dos jornalistas mais talentosos e respeitados de sua geração. Em quase 20 anos de carreira, ele se mostrou um repórter tenaz, um editor astuto e um líder respeitado, recebendo mais de uma dúzia de prêmios ao longo do caminho, inclusive o Vladimir Herzog este mês. Não é por acaso que ele foi a preferência unânime em nossa redação para liderar nossa equipe editorial nesta nova fase”, menciona texto de apresentação do TIB em seu site.
Especialista nas coberturas de política, crime organizado e corrupção no judiciário, Costa é formado nem Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom-UFBA), e foi o primeiro membro de sua família a concluir o ensino superior.
“O Intercept Brasil se consolidou como uma das redações mais eficazes e influentes do Brasil. Seu nome é sinônimo de jornalismo investigativo rigoroso e corajoso. É uma honra poder trabalhar com essa brilhante equipe nesta nova fase”, afirmou Flávio, que substitui Leandro Demori no posto.
“Acredito no jornalismo que desafia o poder, questiona tudo e se compromete com a justiça. Nossa responsabilidade é revelar a verdade, independentemente de quem se incomoda com isso, e trabalhar em nome de uma sociedade mais humana”, complementou o novo Editor-Chefe, que também é autor dos livros de contos 'Caçada Russa' e 'Você morre quando esquecem seu nome'.
Foto: Lunaé Parracho/Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.