01 Dez 2022

Homenagem a Gilberto Gil marca o lançamento da 21ª edição do Calendário ME Ateliê

Em sua 21ª edição, o Calendário ME Ateliê Fotografia tem como tema ‘POR AÍ’, contemplando lugares que foram registrados pelo fotógrafo Mário Edson em suas viagens. O lançamento do calendário 2023 acontecerá no próximo dia 12 de dezembro, às 19h30, no ME Ateliê da Fotografia, localizado no Santo Antônio Além do Carmo. O evento contará ainda com uma mostra da cobertura fotográfica do ‘Viramundo’, espetáculo do Balé do Teatro Castro Alves em tributo aos 80 anos do cantor e compositor Gilberto Gil.  

O calendário 2023, que ficará exposto até 31 de janeiro, traz registros feitos por Mário Edson durante passeios na Alemanha, Argentina, Áustria, Cuba, Espanha, França, Hungria, Itália, México, Peru, Portugal, República Tcheca e Vaticano. A visitação é gratuita e pode ser realizada de quinta a domingo, das 16h às 19h.

“Em meio a dezenas de milhares de imagens, elenquei 12 países, cujas imagens me impactaram mais, não só pela beleza, mas por sua poética própria e, sobretudo, seu valor histórico. Algumas saem da caixinha dos tradicionais cartões postais e se impõem por sua rara beleza. ‘POR AÍ’, registros de lugares onde andei”, explica Mário.

A capa do calendário será com a imagem do Muro de Lennon, um local cheio de grafites coloridos, imagens e mensagens de paz e amor que chamam bastante a atenção daqueles que passam em uma rua próxima a Kampa Island, em Praga. 

Exposição Espetáculo Viramundo - 80 anos Gilberto Gil

Em paralelo ao lançamento do calendário, no dia 12 de dezembro acontece a abertura da exposição ‘Viramundo’, com 17 registros fotográficos que foram feitos por Mário Edson durante a cobertura do espetáculo realizado pelo Balé do Teatro Castro Alves em homenagem aos 80 anos de Gilberto Gil. A mostra conta ainda com uma pintura óleo sobre tela representando o cantor, produzida por Rogério Silva.

Mário destaca a importância desse trabalho e o impacto na sua carreira, trazendo uma memória afetiva muito grande. “A grandeza e o valor do corpo de Balé do TCA e suas criações, sempre inovando e provocando, além da excelente sacada que foi debruçar-se sobre a obra de Gil. Foi de uma riqueza espetacular,  construir e nos legar com o melhor da dança”, comemora.

Foto: Mário Edson. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.