22 Jul 2022
Harry Styles vira tema de disciplina em universidade do Texas
Sucesso na música, na moda e no cinema, Harry Styles é inspiração também na academia. O artista terá suas particularidades analisadas por um grupo de estudantes da Texas State University, nos Estados Unidos.Louie Dean Valencia, professor associado de História Digital da instituição, anunciou que dirigirá uma aula em 2023 batizada de “Harry Styles and the Cult of Celebrity: Identity, the Internet and European Pop Culture” (Harry Styles e a Cultura da Celebridade: Identidade, a internet e a cultura pop europeia”).
Segundo o professor, o cantor, assim como os Beatles, Billie Holiday e até mesmo Shakespeare, fornece uma lente através da qual os alunos podem entender melhor seu mundo. De acordo com ele, Harry inspira mais perguntas do que respostas fáceis e o salto na carreira, de jovem garanhão de boy band a reconhecido artista solo e sua mudança de visual, virando um ícone fashion, são alguns dos pontos a serem estudados.
O curso será centrado em uma discussão mais ampla sobre o “desenvolvimento cultural e político da celebridade moderna em relação a questões de gênero e sexualidade, raça, classe, nação e globalismo, mídia, moda, cultura de fãs, cultura da internet e consumismo”, segundo folheto explicativo.
"À medida que os dons musicais de Styles evoluíram, também evoluiu seu lugar no léxico cultural. Não posso dizer quantos estudantes, nos últimos dois anos, começaram com um amor compartilhado pela música de Harry e rapidamente entraram em questões sociais maiores sobre gênero, sexualidade, raça, controle de armas e sustentabilidade por causa da arte dele", disse Valencia à CNN.
Entre os materiais "didáticos" estão os primeiros álbuns do One Direction, bem como a arte que inspirou Styles, da escrita de Susan Sontag à filosofia de Alain de Botton.
“A autoexpressão e o conforto consigo mesmo são uma grande parte da mensagem de Harry – além de tratar as pessoas com gentileza. Muitas pessoas, inclusive eu, sentem que cresceram com ele e, então, há uma conexão”, revela o professor, que espera que os alunos inspirem a mesma autoaceitação e alegria desenfreada de um show do artista.
Foto: Tyler Mitchell/Vogue. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.