22 Jun 2023
Grupo Metha encerra parceria com Cine Glauber Rocha, em Salvador; cinema busca patrocínio
A parceria entre o Cine Metha Glauber Rocha, em Salvador, e o Grupo Metha, ex-OAS, não existe mais. O anúncio foi feito pelo próprio cinema nesta quinta-feira (22).Em comunicado, o Glauber Rocha explica que o patrocínio deixou de ser pago há cerca de cinco meses. "Havia um planejamento de nossa parte para a manutenção de equipamentos de excelência, o que foi completamente prejudicado. Após algum tempo sem obter respostas, foi negociado distrato amigável que, infelizmente, também não foi cumprido pelo Grupo Metha", diz trecho da nota divulgada no perfil do Instagram do cinama.
O Glaber Rocha agora busca por novos patrocinadores para seguir funcionando. Um dos diferenciais do espaço cultural centenário é que é um dos poucos cinemas do país com preços populares, garantindo um acesso democrático.
Leia a nota completa abaixo:
"COMUNICADO
A partir de 22 de junho de 2023, o cinema do coração de Salvador volta a se chamar Cine Glauber Rocha. A parceria com o Grupo Metha e com o Instituto Metha, iniciada em novembro/2021, encerra-se após um ano e sete meses. Portanto, bem antes dos cinco anos inicialmente previstos em contrato.
O valor do patrocínio deixou de ser pago há cerca de cinco meses. Havia um planejamento de nossa parte para a manutenção de equipamentos de excelência, o que foi completamente prejudicado. Após algum tempo sem obter respostas, foi negociado distrato amigável que, infelizmente, também não foi cumprido pelo Grupo Metha.
Somos gratos pelo caminho construído até hoje e lamentamos pela ruptura do contrato nesses termos. Ainda esperamos por uma resolução que minimize os prejuízos. A partir de agora, buscaremos novos parceiros para darmos continuidade ao centenário cinema, um dos poucos do país que adota preços populares e garante um acesso democrático.
História
O Cine Glauber Rocha é referência cultural das mais importantes da Bahia. Inaugurado em 1919, o cinema jamais deixou de ter presença marcante na vida do soteropolitano. Foi lá que Glauber Rocha exibiu seus filmes. Caetano Veloso relata que deve sua formação intelectual às sessões do Clube de Cinema comandadas por Walter da Silveira. Não apenas ele, mas toda uma geração se formou naquele espaço.
Recuperado em 2008, após dez anos fechado, o cinema foi capaz de revitalizar todo o entorno que se encontrava abandonado. Hoje, a região da Praça Castro Alves abriga importantes teatros e hotéis de Salvador.
O Cine Glauber Rocha possui quatro salas, que estão entre as mais bem projetadas do país, além de livraria, restaurante e café. Um verdadeiro complexo cultural em pleno Centro Histórico. O Glauber, como apelidado carinhosamente pelo público, concentra estreias de filmes baianos e nacionais, além de sediar grandes festivais de cinema.
As sessões populares são o grande destaque da nossa programação. As matinês, além dos Clubes (Jovem, Melhor Idade e Popular) e Cineclube, garantem o acesso à população por R$ 5,00. Já o Clube do Professor proporciona sessões gratuitas a educadores.
O Cine Glauber Rocha segue vivo!"
O Grupo Metha assumiu o patrocínio do Glauber Rocha no lugar do Itaú, que rompeu com o cinema baiano em outubro de 2021. O contrato para o grupo administrar o local durou um ano e sete meses - bem menos do que os cinco anos previstos em acordo.
Foto: Divulgação.