16 Mar 2022

Grande nome da arquitetura africana, Diébédo Francis Keré vencer Prêmio Pritzker

Nascido em Burkina Faso, no continente africano, o arquiteto, professor e ativista Diébédo Francis Keré é a primeira pessoa negra a vencer o Prêmio Pritzker, considerado o “Nobel da arquitetura”. O anúncio do nome do profissional foi feito nesta terça-feira (15) pela Fundação Hyatt, entidade à frente da iniciativa desde 1979.

O arquiteto foi agraciado com a honraria por conta dos seus projetos “pioneiros, sustentáveis para a Terra e para seus habitantes em terrenos de extrema escassez”, afirmou Tom Pritzker, presidente da Fundação Hyatt.
EtUCIR.md.jpg
Keré foi o primeiro de sua comunidade no vilarejo de Gando a frequentar a escola. Para isso, precisou ir viver em outra cidade, Tenkodogo, com apenas 7 anos de idade, longe da família. Em 1985, mudou-se novamente para Berlim, na Alemanha, com uma bolsa para um curso de carpintaria. Lá, conquistou outra bolsa para estudar Arquitetura na Universidade Técnica de Berlim, onde se formou em 2004. Ele hoje tem dupla cidadania burquinense e alemã e divide seu tempo entre os dois países.

O arquiteto é o 51º profissional a receber o prêmio. Keré traz em sua trajetória a construção de escolas, centros de saúde, habitações, edifícios e espaços públicos em muitos países da África, entre eles Benin, Burquina Faso, Mali, Togo, Quênia, Moçambique e Sudão. “É tanto um arquiteto como um servidor, pois melhora a vida e as experiências de inúmeros cidadãos em uma região do mundo, às vezes, esquecida”, disse Pritzker.

À frente do Kéré Architecture, o profissional tem projetos também na Dinamarca, Alemanha, Itália, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos e leciona como professor visitante nas universidades de Harvard e Yale. Por seu trabalho, recebeu outros prêmios, como o BSI Swiss Architectural Award (2010), o ouro dos Global Holcim Awards de Construção Sustentável (2012) e a Medalha de Arquitetura da Fundação Thomas Jefferson (2021).

Fotos: David Levene/The Guardian e reprodução/Instagram. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@aloalo_bahia) e Google Notícias.