19 Set 2023
Giro de fotos: Chef Vini Figueira recebe título de cidadão soteropolitano: 'Era um sonho'
Nascido em Búzios, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro, o chef Vini Figueira plantou sementes e colheu muitos frutos desde sua chegada à Bahia em 2010, quando veio para Salvador. Quem o conhece há menos tempo, talvez, nem desconfie que ele não é soteropolitano, tamanha a força dos laços de amizade que criou por aqui.Não à toa, ele recebeu, na manhã desta terça-feira (19), o Título de Cidadão de Salvador, em sessão solene no Plenário Cosme de Farias da Câmara. O projeto de resolução que possibilitou a outorga da honraria foi de autoria do vereador Duda Sanches.
"Era um sonho. Há 14 anos vivo nesta terra, tenho dendê no sangue há muito tempo e hoje esse sonho se tornou realidade. Carregar Salvador para o mundo é um prazer. Hoje foi um dos dias mais importantes da minha vida, o dia que me tornei soteropolitano", disse.
Atualmente à frente de dois restaurantes - Vini Mar e Vini Figueira Gastronomia, ambos no Rio Vermelho -, um conceituado buffet, que, inclusive, já assinou diversos eventos do portal Alô Alô Bahia,e da empresa Vini Aluga, com grande acervo de peças para eventos sociais e corporativos, Vini não nega que sua comida, hoje em dia, reflete e muito seu amor por Salvador e pela Bahia.
"Eu faço questão de, sempre que vou criar um prato, lembrar da Bahia. Usar um licuri, maturi, dendê, seja onde for, a terra tem que estar sempre comigo", disse o chef, que fez questão de contar com a presença de todos os seus colaboradores durante a homenagem, uma exigência para que ela ocorresse.
Confira como foi a solenidade:
Fotos de Elias Dantas/Alô Alô Bahia.