19 Set 2022
Funeral de Elizabeth II reúne membros da família real britânica
Após cinco dias de um velório público que atraiu milhares de pessoas, o caixão com o corpo da rainha Elizabeth II deixou o Palácio de Westminster, sede do Parlamento britânico, e chegou em procissão à Abadia de Westminster, onde cerca de 2 mil pessoas irão acompanhar seu funeral nesta segunda-feira (19). A igreja é a mesma onde a monarca se casou com o príncipe Philip em 1947 e foi coroada cinco anos depois. A monarca morreu em 8 de setembro, aos 96 anos.
A procissão durou cerca de 10 minutos e reuniu membros da família real. À frente estava o rei Charles III, acompanhado da rainha consorte, Camilla. Seus irmãos o seguiam, por ordem de nascimento: a princesa Anne e seu marido, Timothy Lawrence, o príncipe Andrew e o príncipe Edward, com sua mulher Sophie.

Logo atrás vieram o príncipe William e a princesa Kate, acompanhados de seus dois filhos mais velhos, George e Charlotte, de 9 e 7 anos - respectivamente, segundo e terceira na linha de sucessão ao trono. Depois de William vieram o príncipe Harry e Meghan Markle, além de outros familiares da rainha, como seus netos Elizabeth, Mike e Zara Tindall, a princesa Eugenie e o marido Jack Brooksbank, a princesa Beatrice e o marido Edoardo Mapelli Mozzi, Lady Louise Windsor e James, o Visconde Severn.

A procissão foi liderada por cerca de 200 músicos, incluindo tocadores de flauta e tambor dos regimentos escoceses e irlandeses. A carruagem que levou o caixão de Elizabeth II é a mesma usada nos funerais dos reis Edward VII, George V e George VI, pai da rainha. Também foi usado na despedida do ex-premier Wiston Churchill.
No domingo (18), a família real divulgou uma imagem inédita da rainha. A fotografia foi tirada este ano para marcar o "Jubileu de Platina" de Elizabeth II, primeira monarca britânica a atingir o marco de 70 anos no trono.