07 Mar 2024
'Eufótico': artista paulista do Blues revisita obra de Dorival Caymmi em novo álbum; ouça
Relevante nome do cenário do blues no Brasil, Adriano Grineberg revisita a obra de Dorival Caymmi em “Eufótico”, o quinto álbum de sua carreira de mais de 30 anos.Com gravações e shows ao lado de artistas como Gilberto Gil, Wanderléa, Ana Cañas, Filipe Catto, Corey Harris e John Pizzarelli, o paulista parte do conceito de “eufótica”, camada mais superficial do oceano, na qual penetra a luz solar, para enfrentar o desafio de mergulhar, pela primeira vez, na canção brasileira, gravando em sua língua pátria.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
A temática simples das músicas se opõe à complexidade melódica e de construção e traz à materialidade um artista que se vê “como um corpo vivo imerso no oceano, expondo-se à luz solar e fazendo com que sua música, matéria viva em mutação, elabore uma ‘fotossíntese artística’”, como ele mesmo define.
A escolha pela obra de Caymmi que, num primeiro momento, soou aleatória e baseada em uma escolha pessoal do artista, no decorrer da pesquisa de pré-produção do disco, tornou-se precisa e justificada, dados os pontos de contato encontrados entre as obras dos dois artistas no processo.
Dorival Caymmi louva o mar em que Adriano Grineberg mergulha e a obra do compositor baiano é revisitada pelo tecladista da escola do Blues, que se caracterizou pelo passeio e costura do seu ritmo primário com tantos outros, como o rock progressivo, a música africana e até mesmo os Ícaros, cantos sagrados de outro berço de influências, o Xamanismo e as medicinas da Floresta.
O resultado é, certamente, de uma ousadia artística, entregando uma obra que marca uma nova era na carreira de um artista inventivo e que se caracteriza por não ter medo de arriscar, acompanhado por Edu Gomes (guitarra/violão), Fabá Jimenez (guitarra/violão), Fabio Sá (contra-baixo), Carlos Bala (bateria) e Mestre Dalua (percussão).
O trabalho de divulgação do EP começou em janeiro, com o lançamento dos singles "É Doce Morrer no Mar", "Promessa de Pescador" e "Canoeiro", antes do álbum completo ser apresentado, com 9 faixas ao todo. Todas elas ganham elementos audiovisuais produzidos especificamente para cada uma, disponíveis no YouTube.
O projeto gráfico do projeto, incluindo as todas as capas e e vídeos são de autoria de Sheila Oliveira, que concebeu as imagens, criadas no photoshop através de colagens e outras técnicas. Já as animações são de Flávio Reales e Márcia Caram.
Ouça:
Fotos: Matheus Leite.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.