25 Jul 2023

Escritora chilena premiada, Sara Bertrand lança livros e realiza oficina de escrita em Salvador

A autora chilena Sara Bertrand desembarca em Salvador para uma série de atividades em agosto, quando realiza o lançamento de dois livros, participa de um bate-papo com leitores na Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) e, de quebra, promove um curso de escrita na cidade.

Natural de Santiago, a escritora já esteve uma vez na Bahia, na ocasião do lançamento do seu primeiro título publicado no Brasil, ‘A Mulher da Guarda’. “Começo dizendo que minha relação com a Bahia, hoje, é de enorme respeito e admiração por sua cultura nos mais amplos termos, gosto de tudo, da música, dança, arquitetura, literatura, poesia, dos modos de fazer e de dizer”, destaca a autora premiada no Brasil e no mundo.

No país, além de ‘A Mulher da Guarda’, Sara já publicou ‘Patos e Lobos-Marinhos - Conversas sobre Literatura e Juventude’, ambos editados pela Solisluna Editora em parceria com o Selo Emília. Ela já recebeu importantes prêmios como o New Horizons/Bologna Ragazzi, da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, na Itália; o Selo Distinção da Cátedra de Leitura da Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, dentre outros.

Em Salvador, Sara Bertrand apresenta no próximo mês suas obras mais recentes, ‘A Memória do Bosque’, ilustrada pela colombiana Elizabeth Builes, e ‘Lá fora, os Fantasmas’, ilustrado pela mexicana Amanda Mijangos, que saem também pela Solisluna Editora/Selo Emília. Será no dia 06 de agosto, às 16h, na Livraria LDM do Shopping Bela Vista, com entrada gratuita. 

Durante o lançamento, a história será contada por Jell Oliveira, em seguida a escritora Sara Bertrand conversa com o público e autografa os livros. 


Sara explica que tanto ‘A Memória do Bosque’ quanto ‘Lá fora, os Fantasmas’ são sobre os medos da infância. “O primeiro, trata do desenraizamento, e o segundo do medo do escuro, da ausência da mãe, aquele medo quase atávico que todos nós já tivemos em algum momento: a noite, a falta de amor. Então, eu diria que esses são livros para conversar, para deixar sobre a mesa e permitir que as crianças dialoguem com suas próprias florestas e fantasmas, mas, acima de tudo, são livros que funcionam como perguntas”, comenta.

Diário de viagem, maternidade e resistência
Um dia após os lançamentos, a chilena inicia sua oficina de escrita criativa ‘Diário de Viagem’, no espaço Casa Rosa (Rio Vermelho). Promovido pela Solisluna como parte das comemorações de 30 anos da editora, celebrados em 2023, o curso acontece nos dias 07 (segunda-feira) e 08 de agosto (terça-feira), sempre das 18h30 às 21h30. Voltado para adultos, o objetivo é traduzir a observação do cotidiano em texto. 

“A proposta é olhar para a nossa vida cotidiana como algo extraordinário, diferente, e assim perceber o incomum no comum. Qualquer vida pode ser narrada. Em outras palavras: todos nós somos um romance a ser escrito e, para isso, só precisamos nos colocar à disposição”, destaca a escritora.

Os mais novos também terão a oportunidade de realizar essa troca de conhecimento com a autora. No dia 12 de agosto (sábado), ela realiza o minicurso para jovens ‘Caderno de notas’. O evento promovido pela Flipelô, acontece na Sala Myriam Fraga, na Fundação Casa de Jorge Amado, das 10h às 13h.  Para participar da atividade, é necessário se inscrever previamente no site do evento. 

Ainda na Flipelô, Sara Bertrand participa da mesa ‘Escrever as Mães - Maternidade e Resistência’, em conversa com Lilia Gramacho. Será 13 de agosto (domingo), às 11h, no Museu Eugênio Teixeira Leal. O tema que dá nome ao debate é também o título do seu próximo livro: “Um livro sobre mães, filhas, filhos, sobre o relacionamento das mães com elas ou eles, e com suas próprias mães e avós. Ou seja, com toda a cadeia de maternidade que ocorre antes de uma mulher se tornar mãe. Esse é o ponto de partida, o resto, vocês terão que ir à palestra na Flipelô”, brinca.

Em seguida, Sara viaja para São Paulo, onde também lança os livros ‘A Memória do Bosque’ e ‘Lá fora, os Fantasmas’. Será no dia 15 de agosto (sábado), às 19 horas, na Livraria Martins Fontes.


Mais sobre a autora
Moradora de Santiago, capital chilena, a autora estudou História e Jornalismo na Universidade Católica de Chile, onde ministrou o curso ‘Apreciação estética dos livros juvenis’. 

É facilitadora de oficinas do Laboratório Emília e escreve para os cadernos Emília, no Brasil, e Revista de La UNAM, no México. 

Em 2017, ganhou o New Horizons Bologna Ragazzi, com ‘A Mulher da Guarda’, que recebeu o Selo de Distinção da Cátedra UNESCO. Publicou na França, Colômbia, Equador, Bolívia, México, Venezuela e Espanha. Trabalhou em jornais, revistas e rádio.

*Postado por João Galdea. Foto: Divulgação/Hemoba.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia