24 Mai 2021

Dona Antônia Forrozeira completa 80 anos e é homenageada em live; assista

O Fórum Forró de Raiz da Bahia, em apoio ao registro do Forró como Patrimônio Imaterial do Brasil, homenageou nesse final de semana a musicista Antônia Bernardina Alves, mais conhecida como Dona Antônia Forrozeira, que acaba de completar 80 anos de idade.

Natural de Cachoeira, no Recôncavo, Dona Antônia é compositora de forró há 34 anos e consta no Dossiê do Fórum Forró de Raiz da Bahia como Mestra do Saber. Esse título é concedido a pessoas que tem notória relevância para a Cultura e leva em conta suas contribuições para a manutenção das Matrizes do Forró na Bahia e no Brasil.

A live, realizada no sábado, contou com a participação de muitos artistas e ativistas da cultura popular da Bahia e do Nordeste, incluindo os forrozeiros Del Feliz, Luiz Mário (Trio Nordestino), Gisele Andrade (Forró Menina Bonita) e Bambas do Nordeste, além da escritora, poeta e produtora cultural Paula Anias e o secretário municipal de Cultura de Cachoeira, Davi Rodrigues.

O evento virtual contou com mediação da cantora Alessandra Gramacho, que também é produtora cultural e coordenadora estadual do Fórum Forró de Raiz da Bahia, atuando junto à Coordenação Nacional para o Reconhecimento do Forró como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo IPHAN.

Filha de Dona Antônia Forrozeira, a professora Larah Oliveyrah, também produtora cultural e coordenadora de Produção Cultural do Fórum Forró de Raiz da Bahia, foi outra a participar da mediação do encontro. Assista abaixo.
 

Foto: Reprodução/Instagram. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia