06 Dez 2022
Construção de ferrovia motivará criação de rota aérea inédita na Bahia
A Azul Linhas Aéreas está prestes a lançar uma rota inédita conectando cidades do interior da Bahia que ficam no caminho de uma mineradora e da futura Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), por meio de aeronaves Cessna Caravan.Segundo o site Aeroin, atualmente, os voos operados pela subsidiária Azul Conecta são feitos de forma esporádica, ligando Guanambi e Salvador a Montes Claros (MG), mas isso deve mudar em breve devido à Bahia Mineração (Bamin).
A empresa tem grande operação de extração de hematita e itabirito na Bahia, na região de Caetité e Guanambi, e também opera o Porto Sul, em Ilhéus, tendo ganhado recentemente a concessão para a construção de parte da FIOL. Quando estiver pronta, a via férrea permitirá o escoamento dos minerais pelo Oceano Atlântico.
Ainda de acordo com o Aeroin, os voos devem começar em breve, sendo realizados às segundas, quartas e sextas-feiras na rota Salvador – Jequié – Guanambi – Ilhéus – Salvador, dando suporte à construção da ferrovia, do porto e da extração de minério.
A grande vantagem do uso do Caravan, que leva até 9 passageiros, é o tempo de viagem, que pode ser de até 6 horas de carro partindo de Salvador até Jequié, dada a geografia da região e ao fato de ter que contornar a Baía de Todos-os-Santos.
A data para o início dos voos ainda não foi divulgada e não foi informado se a rota será comercializada para passageiros comuns, que não sejam da Bamin.
Foto: Aeroin/Reprodução. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.