03 Set 2023
Conheça complexo eólico totalmente operado por mulheres em cidade do interior da Bahia
O Complexo Eólico Tucano, instalado no município baiano de mesmo nome, que fica a cerca de 250 quilômetros de Salvador, possui um diferencial em relação a outros instalados no país: a operação é totalmente feita por mulheres.A iniciativa de empregar somente mulheres tem como objetivo garantir a igualdade de oportunidades em todos os níveis de atuação na empresa, conforme afirmou Juliana Oliveira, coordenadora de Usina Eólica na AES Brasil.
"Eu sempre fui uma das únicas das mulheres a complementar a operação. No início da minha carreira, não imaginava ter chefes mulheres, porque sempre foram homens", contou em entrevista ao G1 Bahia.
Capacitação para funcionárias
Com o projeto de ter um complexo 100% operado por mulheres, a companhia precisou investir em capacitação, já que havia poucas profissionais no mercado. Por isso, foi implantado o Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, para capacitar as futuras funcionárias.
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), foi criada a Especialização Técnica em Manutenção e Operação de Parques Eólicos, que tem 460 horas e foi realizado de modo virtual.
O curso, gratuito e exclusivo para o público-alvo, foi realizado entre março e agosto de 2022 e formou 28 profissionais. Muitas delas foram contratadas para trabalhar no parque eólico, inaugurado no mesmo período. As informações são do G1 Bahia.
Fotos: Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.