13 Set 2022
Conheça Carol, baiana de acarajé que fez Luana Piovani matar a saudade da Bahia em Portugal
Que a atriz Luana Pioviani tem uma relação de longuíssima data com a Bahia, todo mundo sabe. Atualmente morando em Portugal, a artista aproveitou a noite de domingo (11) para matar as saudades do dendê e do axé dos baianos, durante um show da Timbalada em Lisboa.A apresentação rendeu boas histórias nos bastidores, a começar pela própria banda do Candeal, que registrou o encontro com a atriz e fã na capital portuguesa. “Emoção da Timbalada na pele misturada com a emoção de ter timbaleiros e timbaleiras que transbordem amor pelos olhos. Chegamos no show em Lisboa/PT, entregando Ase e ainda ganhando esse sorriso dessa deusa, Luana Piovani”, escreveu o perfil oficial da banda na legenda de uma foto que ela aparecer com os cantores Denny Denan e Buja Ferreira, líderes da Timbalada, e o namorado, Lucas Bittencourt.
Mas nada naquela noite parece ter empolgado mais a atriz que um encontro com a baiana de acarajé Carol, do restaurante Acarajé da Carol, em Lisboa.
“Eu tava lá (no show) suando, que nem uma tampa de chaleira. De repente, eu vi o seu colar, aí eu falei: ‘peraí, aquilo ali é uma baiana de acarajé de verdade, né?’ Aí eu comecei a me tremer. Aí eu falei, ‘Dinei, aquilo é uma baiana?’ Ele disse ‘é’, eu falei ‘f*deu’”, soltou Luana, empolgada, ao relatar o momento de felicidade ao se deparar com uma baiana de verdade, do outro lado do Atlântico, após tanto tempo.
Ao Alô Alô Bahia, Carol lembrou com o mesmo entusiasmo do encontro. “Foi massa! O melhor de tudo foi que ela chegou de boa, ficou na resenha e pediu um acarajé bem apimentado. Demos um abraço tão bom e ela só saiu de lá quando o namorado chamou. Pra terminar, ainda prometeu uma visita lá no restaurante, que fica no Bairro Alto, onde Lisboa mais parece com Salvador”, propagandeia a baiana, que é nascida e criada no bairro de Itapuã, berço de outras baianas de acarajé tradicionais.
Ida para Portugal
A soteropolitana aprendeu os segredos da culinária baiana em família e começou a trabalhar com baiana de acarajé ainda na adolescência. Tudo mudou em sua vida ainda aos 18 anos, quando um casal português que visitava Salvador se encantou pelo seu acarajé e a convidou para morar em Portugal. E lá se vão 20 anos do desembarque em terras lusitanas, onde inicialmente trabalhou na área de restauração, representando a cultura da Bahia através da culinária.
“Eu cozinho por amor à Bahia e às minhas tradições. Sempre fui e para sempre serei baiana de acarajé”, comenta ela na página oficial de seu premiado Acarajé da Carol, referência em comida baiana na capital portuguesa.
Além do acarajé, também é especialista em moqueca de peixe e mista, moqueca e bobó de camarão e bolinho de estudante. Entradas e pratos encontrados em diversos restaurantes de Salvador também estão entre suas especialidades: feijoada (que oferece aos lusos sempre aos domingos), escondidinhos de carne seca, camarão e vegetariano, carne do sol com aipim, linguiça com aipim, entre outros. Quando for a Lisboa, e sentir saudade daqui, é só procurar: @acarajedacarol ou restauranteacarajedacarol.com.
Foto: Acervo pessoal. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@aloalo_bahia) e Google Notícias.