06 Set 2021
Conheça a trajetória de Camila Marinho e saiba como ela se tornou uma das principais jornalistas da Bahia
Um rosto familiar entre os baianos está cada vez mais conhecido entre os brasileiros. Já foram seis as reportagens, só este ano, que Camila Marinho produziu e apresentou no Fantástico, sem falar na reportagem especial sobre o projeto Favellê Music veiculada no Globo Repórter, uma grande conquista para todo jornalista que trabalha na Globo.Aos 40 anos, a mineira de Belo Horizonte começou na empresa como estagiária e, em seguida, produtora, até que, aos 23 anos, mudou-se para a TV Gazeta, afiliada da Globo em Alagoas. Sua competência na frente das câmeras lhe rendeu dois grandes prêmios locais em apenas um ano e meio. “Não conhecia ninguém em Maceió, mas lá realizei o sonho de ser repórter e foi uma experiência maravilhosa”, afirma Camila ao Alô Alô Bahia.
A vinda para Salvador se deu logo depois. Era um plano dela e do marido vir para a cidade e quando surgiu a oportunidade de trabalhar na TV Bahia, não pensou duas vezes. “Nestes 16 anos, fiz de tudo: fui repórter local e de rede, passei por praticamente todos os programas e, há 11 anos, comando a transmissão do Bahia Folia no Carnaval”, conta Camila, que neste tempo criou uma relação de cumplicidade com seu público. “Quando minha mãe vem me visitar sempre comenta sobre essa relação. Fui muito abraçada pelos baianos e o engraçado é que eu já tinha essa sintonia. Lembro que quando era criança era fã de Luiz Caldas e Daniela Mercury, daquelas de recortar revista e ter pôster em casa”, revela.
Em 2018, Camila Marinho recebeu da Assembleia Legislativa do Estado o título de Cidadã Baiana. “Já era de alma e coração. O título veio para coroar. Gosto tanto daqui, tenho dois filhos nascidos aqui – Samuel, de 13 anos, e Antonio, de 7. Muita gente me diz: você é mais baiana do que eu”, relata.
Tanto amor tem sido canalizado na produção de reportagens que mostram qualidades da terra que elegeu para morar. “Eu me dedico muito em tudo que faço e quando surgiu a oportunidade de marcar a presença da Bahia em rede nacional, batalhei para conseguirmos. Nem sempre as notícias são tão boas, mas a gente busca este espaço na programação e temos tido essa abertura. Estabeleci essa meta no início do ano e consegui”, explica a jornalista, que já está produzindo sua sétima reportagem especial para o Fantástico, que deve ser veiculada em outubro.
Aos 40 anos, Camila Marinho acredita estar vivendo um dos melhores momentos da carreira. “Estou realizada e feliz. A vida mostra caminhos diferentes do que você pensou e as portas vão se abrindo. Os elogios que chegam sobre as matérias que a gente tem feito também são importantes. Estou vivendo um momento mágico”, afirma a jornalista, que já traçou suas metas para 2022: “quem sabe fazer um Globo Repórter inteiro? O objetivo é continuar mostrando a Bahia em rede nacional”.
Reveja momentos marcantes de Camila Marinho. Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.