06 Jun 2023
Conheça a casa que funciona como pub e oferece noites de jazz em tradicional bairro do Centro de Salvador
No fundo do Forte do Barbalho, tradicional bairro do Centro de Salvador, uma casa tem reservado uma das mais novas opções de noite na capital baiana. O imóvel de quatro cômodos (sala, cozinha e dois quartos), uma varanda, um quintal e uma laje coberta, na verdade, é o Pub Casa Nº1, um daqueles lugares interessantes e curiosos que surgem uma vez ou outra na cidade. O bar funciona desde 2018 e tem atraído atenção de uma turma animada em busca de música, arte e muita diversão.O Pub Casa Nº1 fica mais precisamente em uma viela residencial chamada Angélica, que não tem saída para carros. Para chegar até lá, o indicado é colocar o seguinte endereço nos aplicativos de navegação ou de transporte: rua Aristides Áttico, número 38. Daí só descer um pouco a pequena ladeira a pé que você vai logo identificar a casa – que é um bar inspirado em pub - de fachada azul. O imóvel pertence à família que administra o espaço. Fundado pelo músico J Ribeiro, o estabelecimento atualmente é comandado pelos seus filhos: o estudante de biologia Caique Dantas, 27 anos, e o também músico Duca Vasconcelos, 26.

“Meu pai sempre teve um sonho de montar um bar, mas diferente dos bares comuns. Ele morava com meu irmão no imóvel que é o pub hoje. Porém, meu irmão viajou para fazer um intercâmbio na Alemanha. Meu pai se sentiu um pouco sozinho e a partir daí foi realizando aos poucos o sonho de montar este bar. Quando ele começou a funcionar, ele mesmo cantava, tocava, chamava os amigos. A galera foi gostando e a casa foi ganhando mais personalidade”, contou Caique Dantas, que comanda o Pub Casa N1 há três meses juntamente com o irmão.
O ambiente é super aconchegante. A casa toda respira arte – especialmente a música. Com luzes coloridas em tons mais frios, os cômodos contam parte da história em coleções de imagens antigas de Salvador, como do Palácio da Aclamação e do prédio onde hoje abriga o Hotel Fera Palace, e de personalidades icônicas, desde Madonna à Bob Marley, passando por Jorge Amado, Muhammad Ali e nomes da atualidade, como Lana Del Rey. Há também fotos de família, capas de discos –Maria Bethânia, Ângela Maria e Elizeth Cardoso estão presentes - e pôsteres de filmes.

“Toda a decoração foi pensada principalmente por meu pai. Ele foi montando de acordo com as referências que ele tem de vida, de música e arte. Eu e meu irmão também contribuímos ao decorrer do tempo. É repleto de quadros, artistas. Toda a decoração tem esse embasamento em referências do Brasil e de pessoas de fora, mas principalmente da nossa cultura brasileira. A gente traz a referência de pub, de bar e nossas próprias referências”, conta Caique Dantas, que também leciona em escola pública.
O local oferece 11 mesas com cadeiras, além de sofás. Porém, a maioria dos clientes fica em pé para curtir a programação que conta com eventos fixos a partir das 22h. Toda a parte musical acontece no quintal da casa: a Quinta do Vinil, com o DJ Pepe Paulo; o Pub Jam, nas sextas, que reúne músicos para uma noite de muito jazz, improvisação e experimentação; o Palco Aberto, no domingo, que é livre para quem músicos que estiveram na casa. Já aos sábados são sempre artistas e bandas convidados, que são divulgados semanalmente no Instagram @pubcasan1.

“A nossa intenção é de acolher os artistas locais que buscam experimentar um contato mais intimista e sincero com o público. Temos uma curadoria que está sempre atenta para o que tem acontecido na cidade, bem como para os artistas que nos procuram”, ressaltou Caique Dantas.
O bar tem vários tipos de cervejas, drinks –destacamos a deliciosa caipirinha e a casa indica as bebidas com um néctar alcoólico batido com gengibre -, além de sucos. Na gastronomia, o local tem servido pizzas artesanais – brotinho, de massa fina e bem recheada - e batata frita. A partir de julho, a ideia é acrescentar mais opções no cardápio, como bolinhos de camarão e bacalhau e caldos de sururu, verde e aipim.
“A proposta da casa é ser multicultural, não ficando só restrita a música. Além do cardápio, a partir de julho estamos planejando incluir na programação stand up comedy, que é uma outra vertente cultural, apresentações de drag queen e outras intervenções. A casa está aberta para os artistas”, finalizou Caique.

Leia notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Reprodução/Instagram e Divulgação/Pub Casa N1.