31 Out 2023
Com exceção da Bahia, diesel e gasolina estão mais baratos no Brasil do que no exterior
Depois de dez dias da redução do preço da gasolina e do aumento do diesel nas refinarias da Petrobras, os dois combustíveis estão sendo vendidos no Brasil a um preço em média mais baixo do que o mercado internacional. A única exceção é a Bahia. Isso porque o estado é abastecido, em sua maioria, pela Refinaria de Mataripe, a única que vende gasolina e diesel mais caros que no exterior. As informações estão no relatório da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).De acordo com a entidade, as janelas de importação estão fechadas há 16 dias.
Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
A Acelen, que controla Mataripe, está com os preços 3% acima do mercado internacional no caso da gasolina, e em 1% no caso do diesel.
Já as refinarias da Petrobras apresentam preços do diesel 3% menor e média do que no Golfo do México, usado como parâmetro pelos importadores, e 2% menor na gasolina.
A redução da defasagem desses combustíveis acompanha a queda do preço do petróleo,do tipo Brent, que na última segunda-feira (30), fechou em queda de 3,19%, cotado a US$ 86,35 o barril nos contratos para janeiro.
* Publicado por Matheus Simoni. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.