22 Mai 2023

Com 300 mil visitantes anuais, MAM é o museu mais popular da Bahia

O Museu de Arte Moderna (MAM) é a unidade museológica estadual que mais tem frequência de público na Bahia. A média é de 300 mil visitantes por ano, com atrações que recebem pessoas de cerca de 80 bairros de Salvador e dezenas de caravanas do interior do estado. Parte desse número é contabilizado via Projeto Visitas Guiadas/MAM, ação gratuita que recepciona a população no local. O MAM também tem frequência e atividades de grupos e coletivos da periferia da capital baiana. O museu é vinculado ao Instituto do Patrimônio (Ipac) da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA).

Através de parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEC), no ano passado (2022), o MAM reuniu cerca de 10 mil professores, coordenadores e estudantes para passarem o dia todo no museu, incluindo almoço, oficinas de arte e visitas dirigidas às exposições.

 Segundo a coordenadora geral do MAM, Marília Gil, o museu recebe visitas de cidades que ficam a quase 400 quilômetros de distância da capital. “Professores, coordenadores e estudantes chegam no museu vindos de escolas e faculdades de Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Jacobina e Nova Soure, entre outros municípios afastados”, relata a gestora. Isso, diz ela, “sem contar com colégios de Pojuca, Dias D’Ávila, Camaçari, Simões Filho, Candeias, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, Mata de São João e Salvador”.
HgSxCYb.md.webp
Aliado às suas exposições, o museu sedia ainda o projeto musical JAM no MAM com capacidade para 2 mil pessoas em cada último sábado do mês. “A Feira de Artesanato e o Encontro Artesanato da Bahia, da Secretaria do Trabalho do Estado (Setre), também utiliza o MAM com público estimado em 1.800, reunindo artesãos de Salvador, Recôncavo e Baía de Todos-os-Santos”, contabiliza Marília Gil. O evento promove ainda desfiles e shows, o último deles em março deste ano (2023), com Lazzo Matumbi.

Através da sua Prainha, o MAM recebe campeonatos de remo, assim como projetos sociais de Jiu-jítsu para crianças das comunidades carentes do entorno.
 
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia. ​

Fotos: Divulgação.